REITORIA

Ifac participa do Fórum Estadual de Políticas para Mulheres

publicado: 21/08/2023 16h51, última modificação: 22/08/2023 15h13
Durante o evento foi assinado o Termo de Fortalecimento das Políticas Públicas para as mulheres
Assinatura Termo de Compromisso_Mulheres (1).jpeg

A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, assinou nesta segunda-feira (21.08), durante a implantação do Fórum Estadual de Políticas para Mulheres, o Termo de Compromisso pelo Fortalecimento das Políticas públicas para as Mulheres. O evento tem como objetivo fortalecer as políticas públicas para as mulheres e foi realizado Secretaria de Estado da Mulher (Semulher).

O evento ocorreu no auditório do Centro Universitário Uninorte e contou com as presenças do governador Gladson Cameli, da secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, da vice-governadora Mailza Assis, além da Secretária Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, e representante do Ministério das Mulheres, Carmen Helena Ferreira Foro.

Assinatura Termo de Compromisso_Mulheres (5).jpeg Assinatura Termo de Compromisso_Mulheres (4).jpeg

A iniciativa visa consolidar o apoio dos prefeitos de todos os municípios do Estado, além de parlamentares estaduais e federais, para fortalecer ainda mais a relação do governo estadual com organismos governamentais municipais de políticas para as mulheres, com vistas à garantia da transversalização das políticas de gênero.

Ao assinar o documento a reitora Rosana Cavalcante dos Santos ressaltou o privilégio de participar da implantação do fórum e destacou que políticas públicas para mulheres são eficazes quando construídas com mulheres, por mulheres e para as para mulheres. “Esta é, sem dúvida, uma data que entrará na história do nosso Estado como um marco na luta pelos direitos das mulheres e pelo enfrentamento da violência de gênero”.

Assinatura Termo de Compromisso_Mulheres (3).jpeg

Rosana Cavalcante lembrou que a instituição tem se posicionado de forma ativa, contundente e responsável na luta contra a violência e o assédio, sobretudo no ambiente educacional.  “Ações que vão desde a adoção de uma cartilha contra o assédio, que visa orientar e conscientizar toda a comunidade acadêmica sobre a importância do respeito mútuo e dos limites nas relações, até a criação de uma rede de proteção com a abertura do debate para a implementação de uma robusta política institucional de acompanhamento e enfrentamento de denúncias de violências”.

A política desenvolvida na instituição, segundo a reitora, não só estabelece diretrizes claras de atuação em casos de violência, mas também se torna um dos principais indicadores do plano de integridade institucional. “Reconhecemos que o combate a essas práticas não é apenas uma questão de justiça, mas também uma responsabilidade das instituições de ensino. Assim, o Ifac assume este compromisso, ciente de que a colaboração interinstitucional entre todos os poderes, as instituições de ensino e a sociedade civil organizada é fundamental para transformar esta realidade, utilizando ferramentas como a justiça, a segurança, a educação e a inclusão social”.

Ao concluir, Rosana Cavalcante disse que, em nome do Ifac, se compromete a apoiar, difundir e contribuir para o êxito das iniciativas do Fórum Estadual de Políticas para Mulheres. “Acredito que, unindo forças entre instituições e governos, conseguiremos mudar o curso dessas estatísticas e construir um acre mais seguro e justo para todas as mulheres. Que este seja o início de uma jornada onde cada mulher no Acre sinta-se valorizada, protegida e empoderada”.