Ifac assina termo de cessão de área para central de incubação de aves

publicado: 02/08/2023 16h49, última modificação: 02/08/2023 17h37
Parceria com o governo do Estado ocorreu durante solenidade no estande da Secretaria de Agricultura na Expoacre, nesta terça-feira (01.08)
Assinatura (1).jpeg

O Instituto Federal do Acre (Ifac), assinou, nesta terça-feira (01/08) na Expoacre, termo de cessão de 3,5 hectares ao Governo do Estado, da área localizada no Campus Baixada do Sol, na Rodovia Transacreana, para a implantação da nova central de incubação de aves.

Participaram da solenidade a reitora Rosana Cavalcante dos Santos, o Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Ubiracy da Silva Dantas, e o diretor-geral do campus Baixada do Sol, Mário Jorge Fadell. Pelo governo do Estado, o documento foi assinado pelo secretário de Estado de Agricultura José Luis Tchê.

O recurso para a implantação da incubadora é oriundo do Projeto REM KfW (Alemanha e Reino Unido para implementação de projetos voltados para a conservação das florestas) ligado ao governo do Estado do Acre para a implantação de vários projetos prioritários com compromisso e liderança para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono.

Com a implantação da incubadora, a Secretaria de Agricultura pretende melhorar a eficiência da cadeia produtiva da galinha caipira, beneficiando pequenos produtores familiares, extrativistas e povos indígenas, garantindo segurança alimentar e fonte de renda, contribuindo para a preservação da floresta. A central será a única estrutura pública a produzir pinto a partir de ovos férteis tendo subsídio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Agricultura com a parceria de uma instituição de ensino, pesquisa e de extensão.

Assinatura (4).jpeg Assinatura (3).jpeg

A reitora Rosana Cavalcante destacou a importância da parceria, dentre as várias que já desenvolve com o Governo do Estado, e que esta contribuirá para o desenvolvimento do agronegócio. “Este termo de cooperação é de extrema importância para todo o Estado, porque estamos falando de sustentabilidade, pois trabalhando com a avicultura, possibilita a ocupação de menor espaço, com menor impacto de liberação de carbono para atmosfera”.

Com a produção de pintos na central de incubadora de aves, através da Secretaria de Produção, e que serão distribuídos para os produtores rurais, o Instituto Federal do Acre, também contribui com a soberania alimentar. “Queremos que esse seja um polo de muito conhecimento e que possa dar sua contribuição ao crescimento social e econômico do nosso estado”, enfatizou a reitora Rosana Cavalcante.

O secretário Luis Tchê, enfatizou a parceria com o Ifac, e que a cessão da área vai fortalecer o papel do Governo do Estado junto aos produtores rurais e beneficiar a população. “O governador Gladson Cameli assumiu a missão de transformar para melhor a realidade do campo e estamos trabalhando muito para que isso aconteça. O que estamos fazendo aqui são investimentos audaciosos e inéditos para alavancar ainda mais o nosso setor a curto, médio e longo prazo”.