GESTÃO DE PESSOAS

Ifac inicia execução do Programa de Gestão e Desempenho em outubro

publicado: 22/08/2023 15h10, última modificação: 22/08/2023 16h03
Após as etapas de regulamentação e implementação do programa, a gestão prevê a publicação do edital para selecionar servidores no dia 29 de setembro
PGD_teletrabalho_ifac_matéria_.png

O Instituto Federal do Acre deve iniciar a execução do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), ainda em 2023, no mês de outubro. Isto porque, após várias etapas necessárias para a regulamentação e implementação do programa, a gestão prevê a publicação do edital para selecionar servidores no dia 29 de setembro deste ano.

Conforme planejamento feito pela Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas do Ifac (Disgp), os primeiros passos foram no sentido de regulamentar o PGD. Para isso, entre 2021 e ao longo de 2022, foi feito o estudo e a elaboração de uma minuta da política de implementação do PGD.

Em 17 de fevereiro de 2023, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria Ifac nº 1, que estabelece as orientações, critérios e procedimentos gerais a serem observados pelos servidores em exercício no Instituto relativos à política de implementação do Programa de Gestão e Desempenho.

Já neste mês de agosto, será iniciada uma nova fase, com a capacitação dos gestores para elaboração das atividades a serem desempenhadas nos setores e como cadastrá-las no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). Concomitante à capacitação dos gestores, serão divulgados cursos on-line direcionados ao treinamento dos servidores que tenham interesse em aderir ao PGD.

A partir de setembro, haverá a formação de um grupo de trabalho do PGD e discussão sobre o modelo do edital contínuo do programa. Entre os dias 18 e 22 de setembro, será a consolidação das atividades de entregas dos setores participantes do projeto-piloto do PGD, que serão definidas pelos gestores de cada unidade. Ainda em setembro, de 25 a 28, haverá a revisão da parametrização do módulo PGD no sistema Suap, junto à Diretoria Sistêmica de Gestão de Tecnologia da Informação (DSGTI). No dia 29 de setembro, está prevista a publicação do edital de seleção classificatória de servidores para participação no PGD.

Finalmente, a partir de outubro de 2023, será divulgado o resultado final dos servidores selecionados e as primeiras solicitações serão encaminhadas, entrando em experiência do PGD, na fase piloto.

De acordo com a diretora de Gestão de Pessoas do Ifac, Geyse Rakel, a capacitação dos gestores será a próxima fase a ser implementada. “A gestão do Ifac sempre atenta com a otimização do trabalho e com a qualidade de vida dos nossos servidores, regulamentou o Programa de Gestão e Desempenho no Instituto e que agora, em agosto, entrará na fase das capacitações dos gestores, que têm papel fundamental na execução do programa, e dos servidores que tiverem interesse em aderir ao PGD”, comentou.

“Estou muito feliz em participar desse avanço e de contribuir juntamente com a magnífica reitora e os demais gestores da instituição, nessa quebra de paradigma no serviço público, e inovação na execução do trabalho, que poderá ser de forma presencial, teletrabalho e de forma parcial, dando possibilidades aos servidores que tiverem interesse em aderir, sendo substituído o controle de frequência por uma gestão baseada em resultados”, completou.

Segundo a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, o PGD é uma ferramenta de gestão onde há a substituição do controle de ponto pelo controle de entregas. "É uma novidade para todos nós no serviço público federal e, em particular, no Instituto Federal do Acre. O mais importante é que a gente vai ter a possibilidade de dizer se essa ferramenta atende às nossas necessidades e se atende com eficiência ao trabalho que desenvolvemos, sem perder de vista a qualidade no serviço público e o sentimento de satisfação do nosso servidor. Esperamos que dê certo, que seja uma ferramenta que melhore o nosso trabalho com eficiência”.

Cronogama 1.PNGCronograma 2.PNG

Acesse aqui o Cronograma de Implantação do PGD no Ifac em PDF