Ifac promove seminário de Justiça Restaurativa em Sena Madureira e Tarauacá

publicado: 15/08/2023 19h08, última modificação: 15/08/2023 19h08
Evento realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre teve a participação de servidores dos campi
justica restaurativa (1).png

Seminário foi realizado em Tarauacá no dia 10 de agosto

Nos dias 8 e 10 de agosto, foi realizado o Seminário Justiça Restaurativa no Ifac com o tema “Uma nova perspectiva sobre resoluções de conflitos no ambiente escolar”, nos campi Sena Madureira e Tarauacá. A ação está prevista no acordo de cooperação entre o Ifac e o Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC).

O seminário teve a participação de servidores das duas unidades do Ifac. Na oportunidade, eles puderam conhecer o que é Justiça Restaurativa e seus benefícios no âmbito escolar. Além disso, os servidores também participaram do “Círculo de Cuidado”, que é uma demonstração prática do funcionamento da JR.

justica restaurativa (4).png

Evento teve participação dos servidores do Ifac em Sena Madureira

O objetivo do evento foi promover um espaço de reflexão sobre o conflito no ambiente escolar, apresentando a Justiça Restaurativa como um conjunto de práticas e metodologias que podem colaborar na resolução de conflitos, tendo as partes envolvidas como protagonistas no processo restaurativo.

O trabalho foi conduzido pelos facilitadores Mirlene Thaumaturgo e Fredson Pinheiro, servidores do Judiciário que atuam no Centro de Justiça Restaurativa (Cejures).

Conforme explicou a servidora do TJ/AC, Mirlene Santos, “A Justiça Restaurativa nas escolas é uma ferramenta que possibilita aos envolvidos em um conflito, de maneira voluntária, alcançar o protagonismo na auto responsabilização de seus atos, na reparação do dano ocorrido, ocasionando em um acordo, onde todos, inclusive familiares e comunidade buscam restaurar o tecido social fragilizado ou rompido. As partes têm a oportunidade de falar sobre seus sentimentos e necessidades e o grupo de maneira consciente e responsável firmam um melhor acordo para atendê-las.”

justica restaurativa (2).png

Segundo o servidor do Ifac, Cleudo Farias, que participou da capacitação no Campus Sena Madureira “O momento foi muito importante para a comunidade acadêmica do Ifac. Mostrou caminhos ricos para resolução de conflitos através da justiça restaurativa”, comentou.

Para a diretora de Políticas de Educação Profissional no Ifac, Rubya Mara Martins, “A parceria do Ifac com o TJ-Justiça Restaurativa do Acre é um projeto que trará um benefício não apenas para os servidores e estudantes do Ifac, também será sentido pelos familiares e comunidades as quais estão inseridos.”

Ainda para a gestora do Ifac, “A convivência com o outro pode gerar conflitos, pois onde há diversidade, movimentações e comunicação, surgem divergências, disputas e dificuldades nas interações humanas. A justiça restaurativa possibilita uma nova condução para resolução de conflitos, buscando através do saber ouvir e no respeito à história que constitui o outro, fontes de aprendizagem e molas propulsoras de mudanças. A resolução de conflitos por meio das práticas restaurativas é uma excelente oportunidade de não permanecermos apenas no ato de punição pela punição, mas também de buscar a conscientização das ações, e qual o meu papel diante da situação na busca da harmonia e da paz”, concluiu.

justica restaurativa (3).png