REITORIA

Inauguração do Museu dos Povos Acreanos tem participação do Ifac

publicado: 07/08/2023 03h05, última modificação: 07/08/2023 03h05
Evento marca a inauguração da primeira etapa de uma obra idealizada e iniciada em 2018, mas concretizada na gestão do governador Gladson Cameli
Inauguração Museu e Sala AAL (capa).JPG

- Foto: Diego Gurgel/SECOM

A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos participou, neste domingo (06.08), da solenidade de inauguração da 1ª etapa das obras do Museu dos Povos Acreanos, localizado na Avenida Epaminondas Jácome, no Centro de Rio Branco, a convite do Governo do Estado e da Fundação Elias Mansour.

O Museu dos Povos Acreanos está instalado no prédio construído na década de 1960 e já serviu como sede do Colégio dos Padres e do Colégio Meta. A Fundação Elias Mansour realizou uma ampla reforma, e o espaço foi transformado em um complexo cultural que busca resgatar e celebrar a história da região. A obra foi iniciada durante o governo de Tião Viana, representado na cerimônia, pela ex-primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida.

O museu abriga acervos importantes sobre a história e cultura do Acre e que foram e são relevantes para o desenvolvimento sociocultural e para a preservação da identidade regional acreana. O primeiro piso do Museu dos Povos Acreanos, além do átrio e do auditório, tem sete espaços de visitação e uma sala destinada à Academia Acreana de Letras (AAL).

Inauguração Museu e Sala AAL (4).jpeg Inauguração+Museu+e+Sala+AAL+(3).jpeg

A reitora Rosana Cavalcante compôs o dispositivo das autoridades presentes à solenidade e destacou a honra de participar do evento, lembrando que estudou o Ensino Médio no Colégio Meta. “É uma imensa honra participar da solenidade de inauguração do Museu dos Povos Acreanos. Primeiro porque o espaço está na minha memória afetiva. Eu estudei no Colégio Meta na minha adolescência e, ver esse espaço sendo transformado num museu, é uma felicidade, pois nossa história está sendo contada e preservada”.

Rosana Cavalcante destacou o resgate e valorização pela cultura e memória histórica do Acre, por parte do Governador Gladson Cameli, e do presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), Minoru Kinpara. “Este ato é uma forma de valorização do Governo do Estado e da FEM, pelas nossas tradições, pela nossa cultura. Então foi um momento muito especial para mim, porque fiz parte desse momento festivo e sobretudo de preservação da memória cultural do nosso povo”.

Inauguração Museu e Sala AAL (1).jpeg Inauguração Museu e Sala AAL (2).jpeg

Outro motivo de alegria da reitora Rosana Cavalcante, foi que após a inauguração, visitou o espaço da Academia Acreana de Letras no Museu dos Povos Acreanos. “Um outro motivo que me deixou muito feliz, é a sala destinada a Academia Acreana de Letras, da qual sou membro. Ter um espaço dentro do Museu dos Povos Acreanos é muito importante, pois nossa Academia agora tem um endereço, tem um espaço e nada mais justo, mais adequado do que esse espaço seja dentro do museu, que é um espaço de valorização da cultura e da arte do nosso povo. E o Sodalício ocupa o mais alto grau da cultura acreana”.