Novos conselheiros tomam posse no Consu em cerimônia presencial

publicado: 25/08/2023 14h02, última modificação: 28/08/2023 13h34
Servidores, estudantes e representantes de instituições externas integram o biênio 2023-2025
Posse Consu (1).JPG

Os novos integrantes do Conselho Superior do Instituto Federal do Acre (Consu/Ifac), tomaram posse, nesta sexta-feira (25.08), durante cerimônia presencial. A solenidade, que aconteceu na nova sede da Reitoria, contou com a presença dos titulares de cada segmento (servidor, estudante e representantes externos) que irão atuar ao longo do biênio 2023-2025.

O Consu é o órgão colegiado máximo do Ifac que tem como propósito colaborar para o aprimoramento do processo educacional e zelar pela correta execução das políticas, como também delibera sobre as competências previstas no Estatuto do Ifac.

Durante a cerimônia de posse, os conselheiros também conheceram os gestores das pró-reitorias e diretorias sistêmicas do Ifac, que são os setores responsáveis por encaminhar as demandas instituições que são avaliadas pelo Consu.

Consu (17).JPG Posse Consu (15).JPG

“O Consu discute as pautas mais relevantes da instituição. São seus integrantes que decidem a vida institucional do Ifac. Quem está aqui, que se propôs a integrar esse grupo, é porque entende a importância das decisões e do trabalho em prol da educação. Quero agradecer a todos que se dispuseram a desenvolver essas atividades. Que seja um biênio produtivo e de muito aprendizado. Aos conselheiros anteriores, meus agradecimentos pelo empenho e dedicação em atuar com foco no melhor para a nossa instituição”, destacou a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos.

Clique aqui e assista a solenidade de posse dos novos conselheiros

O Conselho Superior é composto pelo reitor(a) do Ifac, diretores de campi, docentes, técnicos administrativos, discentes, egressos da instituição, entidades patronais, entidades de trabalhadores, empresas estatais e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com a Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que instituiu o Consu do Ifac, os integrantes docentes, técnicos administrativos, discentes e egressos passam por eleição. Já os demais segmentos são preenchidos conforme indicação. Para este biênio, o processo eleitoral contou com a presidência do diretor geral do campus Rio Branco, Paulo Roberto de Souza, que também fez parte do Consu durante o biênio 2021/2023.

“Foi um trabalho árduo e agradeço todos os integrantes da comissão eleitoral que estiveram comigo nessa caminhada. Nesse momento estou deixando o Conselho, porém reforço a importância deste órgão para o Ifac. É enriquecedor fazer parte das discussões e decisões que aqui são tomadas. Agradeço, mais uma vez, o apoio de todos ao longo desse período em que estive no Consu. Desejo boa sorte a todos que farão parte dessa caminhada e que possam contribuir com bastante êxito ao longo do mandato”, afirmou Paulo Roberto de Souza.

Posse Consu (2).JPG Consu (16).JPG

Como forma de agradecimento aos integrantes do biênio 2021-2023, a reitora do Ifac entregou simbolicamente um certificado aos presentes da cerimônia. Também como forme de reforçar a importância das ações desenvolvidas pelo Consu, os novos empossados puderam acompanhar o depoimento do ex-aluno e ex-membro do Consu/Ifac, Paulo Henrique Oliveira da Silva.

O jovem, que fez parte da primeira turma do curso de Ciências Biológicas do campus Rio Branco, contou um pouco sobre sua trajetória na instituição e como representante discente no Consu. Atualmente, ele é diretor da Escola Municipal Monte Castelo.

“Ingressei no Ifac em 2011, quando o setor administrativo da instituição ainda funcionava em uma pequena sala da Universidade Federal do Acre (Ufac). Na época, enquanto muitos desistiam dos estudos para trabalhar, fiz o inverso. Deixei o emprego de garçom para poder estudar. Tentei aproveitar ao máximo e da melhor forma tudo o que o Ifac podia me proporcionar. Devo muito do meu conhecimento à instituição. Ter feito parte de Conselho me ajudou de forma pessoal e profissional. Tenham a certeza que em todos os momentos vocês irão aprender e esse aprendizado fará a diferença lá na frente”, destacou Paulo Henrique Oliveira da Silva.

Conheça abaixo os membros empossados, nesta sexta-feira (25.08), para o biênio 2023-2025 do Consu/Ifac:

Rosana Cavalcante dos Santos – reitora
Joel Bezerra de Lima – diretor geral de campus
Mário Jorge Fadell – diretor geral de campus
Daruek Acácio Campos – docente
Janio Carlos Ramos Teixeira – docente
Leandro da Silva Costa – técnico administrativo
Jéssica Lima Nascimento – técnica administrativa
Beatriz Lima Spalaor – discente
Pascoal farias de Oliveira Junho – discente
Denilso Félix Pereira – egresso
Carlos Paula de Moraes – estatal (Ufac)