Campus Rio Branco

Campus Rio Branco inicia Projeto Ifac Cidadão

publicado: 12/12/2023 18h09, última modificação: 12/12/2023 18h09
Ciclo de palestras abordará temas diversos; Objetivo é mostrar a importância de uma formação profissional alinhada com os princípios de cidadania
Ifac Cidadao crb (2).jpg

O Campus Rio Branco iniciou, no dia 30 de novembro, o Projeto Ifac cidadão com uma palestra sobre “A educação profissional e ambiental e as contribuições para o desenvolvimento regional” proferida pelo professor doutor Luís Pedro de Melo Plese.

“A palestra foi excelente, esclarecedora e significativa, pois discutiu o papel da Educação Profissional frente aos novos arranjos produtivos e a importância desta para o processo formativo crítico, integral e humanístico dos alunos com ênfase na cidadania e na participação dos sujeitos para a transformação social e de sua realidade. Merece destaque, a consciência crítica dos discentes para relacionar-se com o meio ambiente de maneira responsável para atenuar os problemas climáticos provenientes das ações impensadas que acabarão por refletir nas gerações futuras”, comentou Carlos Costa Vale, que é gestor de Políticas Públicas do Estado do Acre, e também discente do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Ifac Cidadao crb (3).jpg

Sobre o projeto - O objetivo do Ifac Cidadão é empoderar a comunidade interna e externa do Campus Rio Branco quanto à importância de uma formação profissional alinhada com os princípios de cidadania.

Trata-se de ciclo de palestras que abordarão temas diversos como educação profissional e ambiental, desenvolvimento regional, formação profissional alinhada com a educação cidadã, o trabalho como princípio educativo e mola propulsora do desenvolvimento social, ética no serviço público, inclusão social dos invisíveis e marginalizados a partir de uma Educação Profissional Inclusiva e proteção do consumidor.

Ifac Cidadao crb (1).jpg

As palestras serão realizadas no horário da interjornada, de 18 às 19h, visando contemplar a comunidade de estudantes e trabalhadores em geral que estão saindo de suas atividades profissionais e acadêmicas no turno vespertino ou que irão iniciar a jornada noturna. O projeto será implementado no período de um ano, até outubro de 2024.

A atividade extensionista tem a coordenação dos docentes Marliane de Souza Tamburini e Francisco Heliton do Nascimento.

São parceiros do projeto o Café Contri, Ministério do Trabalho, Ministério Público, e no âmbito do Ifac, a Pró-Reitoria de Extensão, o Núcleo de Atendimento ao Estudante, a Coordenação do Curso de Mestrado Profept e o Departamento dos Cursos Técnicos Integrados (Decti).

Com informações e fotos do projeto

registrado em: