Campus Sena Madureira

Campus Sena Madureira realiza IV Feira Estadual de Matemática

publicado: 19/12/2023 19h01, última modificação: 19/12/2023 19h01
Evento, ocorreu nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, com a participação de alunos e professores de sete escolas do município e da capital
femat sena (4).png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) Campus de Sena Madureira sediou, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, a IV Feira Estadual de Matemática (IV Femat). Durante o evento, foram apresentados 30 trabalhos que foram avaliados e premiados, entre os quais, 15 serão indicados para representar o Acre na VII Feira Nacional de Matemática, que ocorrerá em Santa Catarina.

O evento teve a participação de alunos e professores das escolas Instituto Santa Juliana, Hermínio de Melo, Dom Júlio Matiolli, Cívico Militar Wilson Barbosa, Colégio de Aplicação da Ufac e dos campi Sena Madureira e Rio Branco do Ifac.

" class="image-inline" title="femat sena (2).jpeg" />

O coordenador geral da IV Femat, professor Naje Clécio agradeceu a participação de alunos, professores e a equipe organizadora. Para ele, “A feira promoveu a divulgação dos conhecimentos matemáticos desenvolvidos dentro da sala de aula pelos professores e alunos das escolas participantes, socializando os resultados das pesquisas por meio de pôsteres e materiais didáticos por eles confeccionados. Houve interação entre os expositores e o público visitante, através do compartilhamento da aplicabilidade dos conhecimentos matemáticos de forma científica, interativa e lúdica o que abrilhantou ainda mais o evento.”

" class="image-inline" title="femat sena (3).jpeg" />

Para o professor Francisco Daniel Tuanan da Silva, da Escola Municipal Siqueira de Menezes, o projeto da feira de matemática traz benefícios e conhecimentos numerosos aos alunos, principalmente no ensino fundamental. “Tive uma experiência única ao ver projetos excelentes na metodologia de ensino, em especial para o ensino fundamental com os jogos de matemática, jogo de dominó e o jogo de fechar a caixa, envolvendo situações problemas. É uma metodologia excelente que envolve os alunos de uma forma divertida e prazerosa no ensino e os incentiva a irem além na busca do conhecimento”, pontuou o docente.

" class="image-inline" title="femat sena (1).jpeg" />

Jordana Raica Batista de Melo, aluna do 1° ano do ensino médio integrado ao técnico em Informática no Ifac também aproveitou a feira de matemática. “Um problema recorrente que eu percebo é a falta de informação sobre a matemática, pois muitos acham que a matemática se limita somente em número, fórmulas, e a Femat vem quebrar esse tabu, mostrando que a matemática além de ser uma disciplina multidisciplinar, tem toda uma história por trás”, comentou.

O professor Juscinaldo Ribeiro Soares, do Colégio Cívico Militar Wilson Barbosa, esteve com seus alunos na IV Femat e destacou a importância para os jovens de vivenciar a matemática aplicada no dia a dia. “A participação no evento foi importante para os discentes do Colégio Cívico Militar Wilson Barbosa que puderam conhecer diversos trabalhos acadêmicos, e despertar o interesse em atividades práticas aplicadas na matemática. Um agradecimento ao coordenador Naje Clécio pela motivação e persistência na condução do projeto, suas orientações foram de grande ajuda para realização e o sucesso dos trabalhos que foram apresentados.”

Com informações e fotos do Campus Sena Madureira

" class="image-inline" title="femat sena (5).jpeg" />