Campus Rio Branco

Ciência, inovação e Tecnologia são destaques do Ifac no Viver Ciência

publicado: 15/12/2023 19h03, última modificação: 15/12/2023 19h03
Alunos e professores apresentaram ao público do evento alguns projetos desenvolvidos no Campus Rio Branco
ifac no viver ciencia 2023 (1).JPG

O Instituto Federal do Acre (Ifac) Campus Rio Branco marcou presença durante a 9ª edição da Mostra Viver Ciência, realizada nos dias 13 e 14 de dezembro, no Instituto de Educação Lourenço Filho. Este ano, o evento realizado pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE-AC) teve como tema Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para o Futuro. Ao todo, foram apresentados mais de 300 projetos e a feira contou com a participação de alunos de 70 escolas.

O Viver Ciência tem como objetivo despertar o interesse pela pesquisa e investigação, apresentando uma programação diversificada com atividades lúdicas e criativas que cativam o público infanto-juvenil e adultos para a ciência e tecnologia, atraindo famílias e a sociedade em geral.

Quem visitou o espaço do Ifac pôde conferir os projetos desenvolvidos no laboratório IF Maker do Campus Rio Branco, entre eles, modelos de DNA, células, e outros itens didáticos produzidos com impressora 3D, além de robôs autônomos feitos com peças de lego.

Natália Araújo, do 2º ano do ensino médio integrado ao técnico em Redes de Computadores falou da experiência de apresentar o IF Maker na mostra.

“Trabalho no IF Maker, atuando como voluntária em vários projetos. Essa experiência abriu minha mente, porque além de robótica, aprendemos a mexer com impressão 3D, com a cortadora a laser e, com a orientação do professor, nós colocamos a mão na massa. Aqui para o Viver Ciência trouxemos o robô “giroboy”, o robô que ganhou a fase estadual da olimpíada de robótica, OBR, que é capaz de seguir uma linha e desviar de obstáculos, o robô que resolve cubo mágico e também vários objetos que imprimimos na impressora 3D.”

O Ifac também apresentou aos visitantes da mostra o Espaço Ifac de Ciências que levou modelos didáticos dinâmicos mostrando o funcionamento do sistema nervoso central e do sistema respiratório humano. A explicação de como funcionam esses processos foi feita pelo egresso de Ciências Biológicas, Erick Tiago.

Enquanto acadêmico do curso no Ifac, ele conta que passou pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) onde aprendeu e tomou gosto por criar modelos e jogos didáticos. No mesmo período, ele entrou para a equipe do Espaço Ifac de Ciências.

“Criei vários jogos relacionados ao sistema nervoso, muscular e sobre a célula que é um dos conteúdos que eu mais gosto. Também criei modelos didáticos e metodologias ativas para melhorar o ensino-aprendizagem. Hoje dou aula para alunos do 6º ao 9º ano e está dando certo, trazendo os modelos didáticos fica mais fácil ensinar o conteúdo.”

A  Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica e da Economia dos Setores Populares e Tradicionais do Acre, Incubac, estava na mostra. Os bolsistas Anthony Gabriel e Dayane Santos faziam uma dinâmica com os visitantes e apresentaram o conceito de start up.

Acadêmica de Logística, Dayane Santos, conta que “Antes de entrar na Incubac como bolsista eu tinha um outro pensamento, mais fechado. Eu entrei no meio do ano passado e vou sair agora em dezembro. Além de me ajudar com a bolsa, eu aprendi muito lá sobre inovação e empreendedorismo. Inclusive, me ajuda muito no meu trabalho a engajar mais as pessoas, sou supervisora de vendas no O Boticário e trabalho com pessoas que estão buscando uma renda extra. Neste sentido, ajudo as revendedoras a serem empreendedoras de sucesso porque a Incubac me fez entender isso, esse ambiente de inovação, de tecnologia que é bem dinâmico.”

No setor de exposição científica, os alunos do Ifac apresentaram trabalhos em diversas áreas, sendo um destes trabalhos sobre os impactos do uso de cigarro eletrônico. O projeto foi desenvolvido pelas acadêmicas de Ciências Biológicas no programa de Residência Pedagógica com a Escola João Batista Aguiar. Trata-se de uma ação para conscientizar os adolescentes sobre as consequências para a saúde e o meio ambiente do uso de cigarro eletrônico, vape e canetinhas.

registrado em: