Notícias

Extensão

Circuito de Ciências do Ifac desembarca no Seringal Nova Esperança

publicado: 13/12/2023 18h52, última modificação: 13/12/2023 18h52
A comunidade pôde conhecer os jogos matemáticos, as mostras de astronomia e de física, assistiram a uma sessão do planetário e também participaram de uma oficina de foguetes
ciencia no seringal (1).png

O programa Circuito de Ciências, do Ifac, desembarcou no Seringal Nova Esperança, no dia 29 de novembro. O seringal fica localizado em uma unidade de conservação na região dos municípios de Epitaciolândia e Brasileia. 

A atividade teve a participação dos moradores da comunidade, entre eles o ilustre Doutor da Borracha, apelido de um senhor que fabrica sapatos de borracha utilizando o látex extraído das seringueiras e que é bastante conhecido na região.

ciencia no seringal (5).jpg

Crianças, jovens e adultos puderam conhecer os jogos matemáticos, a mostra de astronomia, a mostra de física, assistiram a uma sessão do planetário e também participaram de uma oficina de construção e lançamento de foguetes. Segundo a equipe do Circuito de Ciências, as atividades tiveram um público de 180 pessoas.

“As dificuldades encontradas foram em razão das chuvas que deixam o ramal liso, dificultando o tráfego dos ônibus que transportam os visitantes”, relatou um dos coordenadores do programa, o professor Cleyton Assis.

ciencia no seringal (2).jpg

Apesar dos desafios, a atividade atendeu a um dos objetivos do programa de extensão que é ultrapassar as fronteiras geográficas, alcançando crianças tanto em áreas urbanas quanto rurais, levando o conhecimento sobre astronomia e ciências em geral.

Uma das monitoras do Circuito de Ciências, Ana Beatriz Souza, do 1º ano de Informática para Internet falou sobre a experiência com as crianças.

ciencia no seringal (10).jpg“Minha experiência foi verdadeiramente enriquecedora e inspiradora. Poder compartilhar conhecimentos sobre ciências gerais e, especialmente, sobre astronomia, um tópico que amo profundamente, foi incrivelmente gratificante. Ver os olhares curiosos e fascinados, as perguntas animadas e a vontade de aprender por parte das crianças foi algo genuinamente emocionante. Saber que posso desempenhar um papel na inspiração de futuros cientistas e apaixonados pela astronomia é algo que me deixa genuinamente feliz.”

A atividade no Seringal Nova Esperança teve apoio do ICMBio e da Pró-Reitoria de Extensão do Ifac, além do Campus Rio Branco e Baixada do Sol.

Com informações e fotos do programa