Notícias

Campus Cruzeiro do Sul

Estudantes do Ifac participam de aula prática no Rio Moa e Igarapé Preto

publicado: 06/12/2023 13h19, última modificação: 06/12/2023 13h47
A atividade teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre a preservação das matas ciliares presentes na bacia hidrográfica da região do Vale do Juruá
imagens_materias_capa - 2023-12-06T111627.378.png

Para ampliar os conhecimentos sobre as áreas de ecologia, ecoturismo e também compreender a importância de das matas ciliares, os estudantes do curso técnico integrado em Meio Ambiente, do Instituto Federal do Acre (Ifac) Campus Cruzeiro do Sul, participaram de aula prática na região do Rio Moa e Igarapé Preto.

A atividade, que foi coordenada pelos docentes Paulo Costa de Moura e Alan Nobre Feitosa, aconteceu no final do mês de outubro e ainda teve como foco reforçar a necessidade de preservação dos aquíferos da bacia hidrográfica da região.

AEI.jpg

“É de fundamental importância a realização de atividades práticas para sensibilizar os alunos e transforma-los em multiplicadores de conhecimentos e formadores de opinião. Nosso objetivo, enquanto docente, é oportunizar atividades práticas educativas e o contato direto com os recursos naturais, apontando suas fragilidades e familiarizando cada aluno sobre a importância da preservação dos ecossistemas da nossa região”, explicou Paulo Moura.

Para o professor Alan Feitosa, “o desenvolvimento de aulas práticas em ambiente natural pode estimular nos alunos a percepção das inter-relações dos seres em seu ambiente próprio, sendo um importante recurso didático para despertar a curiosidade, motivar os estudantes e servir como uma ferramenta para construção do conhecimento. As atividades em ambientes naturais são cada vez mais recomendadas. Além de oferecerem o contato direto com a natureza, as aulas práticas melhoram a interação entre os alunos e o professor, como também despertam um sentimento de consciência indispensável para mudanças que prezam por minimizar os impactos na natureza”.

TRILHA ECOLÓGICA LINDA.jpg  THAIS TV.jpg  LEGAL.jpg

Conforme explica o professor Paulo Moura, durante a atividade prática os estudantes puderam identificar como as matas ciliares funcionam como filtros e dificultam o transporte de sedimentos para o sistema aquático, conservando a qualidade e o volume de água na região do Vale do Juruá.

“Ao preservarmos as matas ciliares, garantimos uma melhor segurança para a fertilidade do solo da região, como também contribuímos para o controle do equilíbrio climático. O bioma em que estamos presentes garante o abastecimento de água para mais de 100 mil de pessoas. Além disso, as florestas de mangues também são fonte de alimentos e plantas medicinais. Compreender a importância desses ambientes contribui para o desenvolvimento da prática do ecoturismo, da ecologia e preservação da fauna e flora na região”, ressaltou Paulo Moura.

Muito boa .jpg    20231023_092132.jpg

Confira abaixo, os depoimentos dos alunos do campus Cruzeiro do Sul que participaram da aula prática:

Isabelle Martins Barbos: “Tivemos a oportunidade de entrar em uma floresta e observar as belezas naturais. Durante a aula, aprendemos sobre a biodiversidade, observamos as espécies de plantas e tivemos explicações sobre a importância de preservar os recursos naturais para futuras gerações. Ao caminhar em direção à praia (Igarapé Preto) fomos recebidos pela beleza do lugar, pelas borboletas e flores, juntamente com a areia branca. Observamos o rio e falamos sobre a vegetação”.

Dário Lucas da Silva Junior: “Aprendemos um pouco sobre a vegetação do Rio Moa e Igarapé Preto. Os professores que estavam à frente da aula prática foram muitos profissionais, pois em todo momento estavam tirando dúvidas. Aprendemos muitos e nos divertimos também. Esperamos que aconteçam outras aulas como esta. Agradeço aos professores responsáveis, ao motorista do ônibus e à coordenação de curso técnico integrado em Meio Ambiente”.

Cainã da Luz Bastos: “Acho muito importante sairmos um pouco das aulas teóricas e passarmos para a parte prática. É dessa forma que aprendemos com mais facilidade. É como se fosse uma aula em 3D. Aprendermos sobre a importância de preservar as matas ciliares, pois com a ausência delas podemos ter grandes prejuízos para nós e para a própria natureza. Com as aulas práticas, os professores Alan Feitosa e Paulo Moura mostram a importância de muitas coisas”.

Tais Tavares de Lima: “Foi uma aula muito interessante, onde observamos a importância do cuidado com o meio ambiente, tivemos contato direto com a natureza e alguns dos seus mais diversos recursos. Ao unir as duas disciplinas, conseguimos observar como é feita uma trilha ecológica e as principais forma de segurança no ecoturismo”.

Nayra Thauanne Abdallah do Monte Araújo: “A aula foi ótima, nos divertimos com o passeio e ainda aprendemos mais coisas. Vimos espécies de árvores em risco de extinção, que estão tão perto de nós, e uma região seca, mas que de vez em quando enche de água. As matas ciliares ajudam a evitar enchentes e a preservação delas é muito importante. Foi muito bom estudar a ecologia e viver ela. Espero ter essa experiência novamente junto com os professores Paulo Moura e Alan Feitosa”.

Amanda Acacio da Luz: “Foi uma experiência muito rica em aprendizado, além das aulas teóricas que temos dentro de sala. Na prática é muito melhor, pois podemos contemplar a natureza é repensar sobre a importância das matas ciliares. Com a atividade, os professores Paulo Moura e Alan Augusto mostraram que ao destruímos a natureza também estamos acabando com a espécie humana”.

Icaro Barreto: “Colocamos em prática o que vimos em teoria nas aulas passada, quando o assunto é trilha ecológica. Apreciamos as belezas naturais, vimos o quanto a preservação de parques, balneários, trilhas e lugares ecológicos é importante para o nosso viver. Foi uma baita experiência ver a situação em que estamos vivemos em relação aos desmatamentos no Brasil e aqui, no coração da Amazônia. Valeu demais a nossa primeira trilha ecológica em turma”.