REDE FEDERAL

MEC destaca importância dos Institutos Federais no Brasil

publicado: 05/12/2023 06h46, última modificação: 05/12/2023 07h14
Evento realizado no Museu da República, em Brasília (DF), celebrou os 15 anos dos Institutos Federais e contou com exibição de documentário, exposição fotográfica e lançamento de selo postal dos Correios
cerimonia-de-comemorao-dos-15-anos-dos-institutos-federais (1).jpg

O Ministério da Educação (MEC) promoveu, nesta segunda-feira, 4 de dezembrono Auditório do Museu Nacional da República, em Brasília (DF), cerimônia em comemoração aos 15 anos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), criados pela Lei nº 11.892/2008, sancionada no dia 29 de dezembro daquele ano pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O evento contou com as presenças do ministro da Educação, Camilo Santana, do secretário da Setec Getúlio Ferreira Marques, e de dirigentes da Rede Federal, que compõem o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A reitora Rosana Cavalcante dos Santos, e o diretor Sistêmico de Comunicação, Evaldo Pereira Ribeiro, participaram da cerimônia representando o Instituto Federal do Acre (Ifac).

cerimonia-de-comemorao-dos-15-anos-dos-institutos-federais (1).jpeg

O ministro Camilo Santana em seu discurso lembrou que é a primeira vez que o Programa de Aceleração do Crescimento terá uma verba destinada exclusivamente para os IFs. “Nós vamos não só consolidar os Institutos Federais, mas ampliar a rede. O Presidente Lula tem um sonho de chegar a mil campi no Brasil inteiro. Vamos trabalhar muito para alcançar esse sonho, porque o Presidente já mostrou o compromisso que ele tem com a educação e não será diferente nesse seu terceiro mandato”, relatou.

cerimonia-de-comemorao-dos-15-anos-dos-institutos-federais (3).jpg

Já o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques Ferreira, afirmou que o apoio dos parlamentares, do Presidente Lula e do Ministro Camilo Santana foi fundamental para superar a falta de recursos dos IFs nos últimos anos. Ele destacou que, “mesmo com todas as dificuldades que nós passamos, hoje são 600 unidades dos Institutos Federais de Educação de Ciência e Tecnologia no Brasil. Estamos celebrando os 15 anos da transformação dessa grande rede, que já existia desde 1909. Começamos com 19 unidades e, quando o Presidente Lula chegou ao governo, em 2003, tínhamos 140”

A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, ressaltou que os Institutos Federais têm transformado a vida de muitas pessoas, e no Acre não é diferente, e por isto a comemoração representa o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos IFs. "Hoje temos muito o que comemorar. No próximo dia 28 de dezembro os Institutos Federais completam 15 anos e o MEC realiza esta linda solenidade, numa demonstração da importância da criação, do fortalecimento e do papel que os IFs têm em todo o Brasil".

cerimonia-de-comemorao-dos-15-anos-dos-institutos-federais (2).jpg

Os Institutos Federais, presentes em todas as unidades da Federação, são instituições de excelência, novas e inovadoras. Oferecem, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, uma formação humana integral a seus estudantes. Atualmente, o País conta com 600 campi, com 1.437.395 estudantes e 10.422 cursos.

A Exposição “Institutos Federais, a cara do Brasil”, faz parte do projeto multimídia “Institutos Federais, a cara do Brasil” desenvolvido pelo MEC e ficará no Museu Nacional da República até o dia 28 de janeiro. A exposição também será levada para várias cidades do Brasil.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec

Fotos: Luis Fortes/MEC

Assista aqui o vídeo da transmissão