Campus Xapuri

Ifac forma novos tecnólogos em Agroecologia e licenciados em Química em Xapuri

publicado: 01/12/2023 12h46, última modificação: 06/12/2023 10h15
A cerimônia de colação de grau aconteceu nesta quinta-feira (30.11) e contou com a presença de familiares, amigos e servidores da instituição
imagens_materias_capa - 2023-12-01T104040.082.png

Mais profissionais formados para o mercado de trabalho acreano. Nesta quinta-feira (30.11), os estudantes dos cursos superiores de Tecnologia em Agroecologia e Licenciatura em Química, do Instituto Federal do Acre Campus Xapuri, receberam seus diplomas, durante cerimônia de colação de grau realizada no auditório da Escola Divina Providência.

Com a presença de familiares, amigos e servidores da instituição, os formandos encerraram mais uma etapa da vida acadêmica, mas já planejamento o futuro profissional.

DSC_1085.JPG

“Escolhi o curso de Licenciatura em Química, devido ao mercado de trabalho e às possibilidades que poderia ter com essa formação. Quero continuar estudante e também atuar na área. Já penso em fazer uma pós-graduação para seguir nos estudos”, destacou Ouana Nery da Conceição, que concluiu o curso superior em Química.

Valtemir Lima Braga Filho, que recebeu o diploma de tecnólogo em Agroecologia, destacou como o curso superior contribuiu para o seu conhecimento. “O curso (superior) em Agroecologia foi uma oportunidade para a minha qualificação profissional e também para auxiliarmos os produtores do município de Xapuri. Espero, por meio do conhecimento que adquiri, poder colocar em prática o aprendizado e dar o suporte técnico para nossa comunidade rural”.

Valtermir e família.JPG

Para a mãe de Valtemir Lima, Eliana Pereira, que também é servidora do Ifac, ter o filho formado na instituição é motivo de orgulho. “É uma felicidade muito grande. Tenho dois filhos formados pelo Ifac e com eles aprendi muitas coisas. É m momento de alegria sem igual”, destacou.

Cleisson da Silva Monteiro, que é egresso do campus Baixada do Sol, concluiu na noite desta quinta-feira o curso de Tecnologia em Agroecologia. Além de trabalhar na zona rural, atualmente é presidente da Associação de Produtores e Residentes da Reserva Extrativista Chico Mendes (Amoprex), em Xapuri.

“Venho de uma vivência no campo e a agroecologia é uma importante área para o setor rural. Após concluir o curso técnico em Agroecologia, no campus Baixada do Sol, entendi que a formação superior me ajudaria ainda mais. Além de ter aprimorado meu conhecimento, tenho compartilhado o aprendizado no curso com outros produtores rurais, por meio da Amoprex”, afirmou Cleisson Monteiro.

Participaram ainda da cerimônia de colação de grau: o reitor substituto do Ifac, Fábio Storch Pereira, o diretor geral do campus Xapuri, Joel Bezerra Lima, o coordenador do curso superior de Licenciatura em Química, Jonas Lima Nicácio, a coordenadora do curso superior de Tecnologia em Agroecologia, Leile Daiane Ribeiro Freire, além dos docentes Ricardo Kind Lopes, como paraninfo da turma de Licenciatura em Química, e José Marcio Malveira da Silva, como paraninfo da turma de Agroecologia.

DSC_0986.JPG    DSC_0985.JPG

Fotos: Adma Costa/Ifac