Ifac lança Mulheres Mil em Rio Branco

publicado: 01/12/2023 20h23, última modificação: 01/12/2023 20h23
Programa será executado pelo Instituto Federal do Acre em parceria com a Prefeitura Municipal; Na capital, serão ofertadas 180 vagas em cursos profissionalizantes para mulheres
mulheres mil reitoria (1).jpg

O Instituto Federal do Acre realizou o lançamento do Programa Mulheres Mil em uma cerimônia no auditório da reitoria, nesta sexta-feira, 1º de dezembro. Na ocasião, o Ifac assinou um termo de cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Rio Branco (SASDH) para a oferta de 180 vagas em cursos profissionalizantes para mulheres em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência doméstica atendidas pela Casa Rosa Mulher. O programa será executado pelo Ifac, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

mulheres mil reitoria (2).jpg

Em Rio Branco, serão ofertados os cursos de assistente de recursos humanos e operador de supermercados, com carga horária de 160 horas, na modalidade presencial.

O Mulheres Mil é um programa do Governo Federal executado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é elevar a escolaridade e promover a inclusão socioprodutiva de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio da oferta de cursos de qualificação profissional. O programa foi instituído nacionalmente em 2011, tendo sido descontinuado nos últimos anos. Em março deste ano, o presidente Lula anunciou a retomada do programa.

Na ocasião do lançamento do Mulheres Mil no Acre, estiveram presentes a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, o pró-reitor de Extensão, Fábio Storch, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, a secretária de Estado da Mulher (Semulher), Márdhia El-Shawwa, a secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Suellen da Silva e a delegada em exercício da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), Kelcinara de Mesquita. No auditório, também foi registrada a presença das alunas do Programa Mulheres Mil.

mulheres mil reitoria (3).jpg

O pró-reitor de Extensão, Fábio Storch, lembrou dos programas de qualificação profissional realizados pelo Ifac nos últimos anos como o Qualifica Mais Progredir que ofertou mil vagas no curso de Microempreendedor Individual, em parceria com as prefeituras de Rio Branco e de Cruzeiro do Sul.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, destacou a importância da qualificação profissional e ingresso no mercado de trabalho para que as mulheres possam conquistar a independência financeira. Ele garantiu que as alunas do Mulheres Mil terão apoio logístico para realizar os cursos.

A reitora do Ifac reforçou a necessidade da criação de políticas públicas direcionadas para as mulheres. “Não adianta só o Bolsa Família. A gente precisa ter qualificação, se sentir importante, valorizada e ter uma profissão.”

Ela também falou da importância de garantir as condições necessárias para as pessoas concluírem os cursos e anunciou que as alunas do programa Mulheres Mil receberão um auxílio financeiro de 560 reais para frequentarem as aulas. Por fim, a gestora afirmou que todos os campi do Ifac receberão o programa que ofertará pelo menos 700 vagas nos cursos em todo o estado.

Após o pronunciamento dos gestores públicos, foram exibidos vídeos sobre o Ifac e sobre a Casa Rosa Mulher. O público presente também prestigiou a apresentação musical da indígena Rosenir Fernandes de Souza, Iãkupa Apurinã, que interpretou a música “Meu canto meus encantos”.

Logo após a cerimônia, foi realizada uma palestra com o tema “Movimento da mulher desperta”, ministrada pela empresária Gina Valente, que é mentora de líderes e atua com desenvolvimento profissional, preparando profissionais para o mercado de trabalho, e com desenvolvimento corporativo, preparando líderes, gestores e equipes para aumentarem o desempenho.

Fotos: Manassés Carvalho / Dscom

registrado em: