Ifac lança programa Mulheres Mil em Cruzeiro do Sul

publicado: 18/12/2023 10h00, última modificação: 25/01/2024 10h22
A ação é realiza em parceria com a prefeitura; serão ofertadas mais de 150 vagas em cursos de formação inicial e continuada para mulheres do município
imagens_materias_capa - 2024-01-25T081945.721.png

O Instituto Federal do Acre realizou, no último dia 15 de dezembro, o lançamento do Programa Mulheres Mil em Cruzeiro do Sul. A cerimônia aconteceu no auditório do Centro de Referência em Inovação e contou com a presença da comunidade. No município, a ação é realizada em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

O Mulheres Mil é um programa do Governo Federal e tem como objetivo ofertar formação educacional, profissional e cidadã para mulheres que se encontram em vulnerabilidade social e são vítimas de violência. Junto ao Ifac, a ação é coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão e traz como proposta a ampliação da possibilidade de (re)inserção destas mulheres no mercado de trabalho.

Para o pró-reitor de Extensão, Fábio Storch de Oliveira, o programa reflete o compromisso do Ifac em abrir as portas da instituição para a comunidade. "Esta é mais uma parceria exitosa com a prefeitura de Cruzeiro do Sul. No município, já executamos o Programa Qualifica Mais, que foi um processo de formação de microempreendedores individuais. Também concluímos aqui o programa Academia do Futebol, que priorizou jovens e adolescentes como o projeto Escolinhas de Futsal. E agora o Programa Mulheres Mil, que busca atender mulheres em condições de vulnerabilidade social e vítimas de violência doméstica. A parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul é indispensável. Ninguém faz nada sozinho. Sempre que buscamos apoio, seja através da assistência social ou outras secretarias, somos bem atendidos”.

DSC_2813.jpg    DSC_2823.jpg

A primeira-dama de Cruzeiro do Sul, Lurdinha Lima, também participou da cerimônia. “O município jamais poderia deixar de dar esse suporte e apoio necessário a este programa federal que está sendo executado por meio do Ifac. Ao trazer cursos profissionalizantes e tecnológicos, nossas mulheres terão novas possibilidades neste momento. Além das vagas, as bolsas ofertadas durante os cursos são um incentivo para que essas mulheres possam ver um futuro promissor pela frente", ressaltou.

Rosinha Lima, que é secretária adjunta de Assistência Social de Cruzeiro do Sul, reforçou a parceria dos serviços locais para receber as inscrições. “As inscrições serão realizadas através dos nossos CRAS, CREAS e pelo serviço de convivência no Remanso. As mulheres que vão receber essa oportunidade já são aquelas que são acompanhadas por nós. Serão cursos técnicos que deixarão elas mais preparadas para o mercado de trabalho, com oportunidades de conseguir emprego e sair da condição de vulnerabilidade social”.

Aldenisa Rossetto, que é coordenadora do Programa Mulheres Mil no Ifac, explicou quais cursos serão ofertados no município. "O Ifac, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, submeteu a proposta de seleção e fomos contemplados com 960 vagas para todo o estado. Para Cruzeiro do Sul iremos ofertar 150 vagas nos cursos de Formação Inicial e Continuada, nas áreas de Assistente Administrativo e Operador de Caixa. Cada formação contará com carga-horária de 160h, nas quais serão aplicadas Metodologia de Acesso, Permanência e Êxito, voltado à qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social”.

Texto: Aldenisa Rossetto/Ifac