Notícias

Extensão

Ifac realiza corrida de rua com mais de 300 participantes

publicado: 19/12/2023 13h26, última modificação: 19/12/2023 13h39
O evento aconteceu no dia 17 de dezembro, em parceria com o grupo Longão Elite e o Sinasefe Acre
imagens_materias_capa - 2023-12-15T205919.718.png

Domingo foi dia de acordar mais cedo, calçar o tênis e percorrer alguns quilômetros entre a Via Chico Mendes e a Rodovia AC-40. Em parceria com o grupo Longão Elite e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica do Acre (Sinasefe Acre), o Instituto Federal do Acre realizou a I Corrida do Ifac com a participação de mais de 300 pessoas.

O evento, que teve início às 4h30 do dia 17 de novembro, recebeu corredores profissionais, servidores da instituição, familiares e amigos, como também esportistas e amantes da corrida. A atividade contou com seis percursos: 3 km, 5 km, 10 km, 15 km, 21 km e 30 km.

35.png

David Souza da Silva, que é atleta desde 2019, correu 30 km e aproveitou a Corrida do Ifac para reforçar os treinos. “A corrida é um hobby para mim. Conheci o Longão Elite e o grupo me proporcionou ter uma qualidade de vida melhor. Hoje é uma satisfação participar de todos os eventos. Já corri o percurso de 30 km quatro vezes, mas o meu objetivo é correr 42 km. Estou me preparando para isso”.

33.png    28.png

MB, que é integrante do grupo TRZ Crew Graffiti e Arte, participou da competição e ainda bateu seu recorde pessoal no percurso de 15 km. “Tenho 21 anos e corro há dois anos. Comecei por brincadeira, mas passei a me interessar pelo esporte e aos poucos fui me integrando ao movimento de corridas de Rio Branco. Quando soube da I Corrida do Ifac, em parceria com uma ação do Longão Elite, me inscrevi para os 15 km. Estou muito feliz, pois consegui bater meu recorde pessoal, fazendo o percurso em uma hora e cinco minutos. Espero estar presente nas próximas edições”.

Conforme explica a fisioterapeuta do Ifac, Roneres Costa, a corrida é um esporte que melhora a qualidade de vida e a saúde de forma geral, com impacto no condicionamento físico, autoestima, além de contribuir na redução do estresse e proteção para saúde mental. Devido a diversidade de benefícios, a prática é indicada para todas as idades.

31.png 

A pequena Maria Allycia Ribeiro de Freitas percorreu os 5 km. Desde os seis anos, ela participa de corridas com o pai, o atleta David Anderson de Freitas. “A sensação de correr é muito boa. É como se você estivesse livre por aí, respirando um ar que você nunca sentiu. É maravilhoso. Eu gosto muito de correr e no futuro quero ser uma corredora profissional”.

Para David Freitas, a participação da filha nas competições é um incentivo para outras crianças, mas também para reforçar os ensinamentos sobre saúde e qualidade de vida. “Já corro há algum tempo e a I Corrida do Ifac foi excelente. Levo minha filha para correr desde os seis anos. É muito bom incentivar as crianças e os jovens, pois eles crescem com esse ritmo saudável, pensando na saúde”.

27.png 

Guilherme de Souza Silva, filho do servidor Edu Gomes da Silva, também participou do evento. Junto com o pai, o jovem percorreu a distância de 10 km. “No início participava das provas sozinho, mas quando o Guilherme completou 9 anos passei a levá-lo comigo. Hoje ele está com 12 anos e em todas as corridas estamos juntos. Antes eu fazia percursos maiores, como 21 km e 30 km, mas agora faço apenas distâncias entre 5 km e 10 km como forma de incentivá-lo no esporte”, explicou Edu Gomes.

Edivaldo Barroso Feitosa e Rober Cavalcante Medeiros, integrantes da equipe Selvagens Runnres, marcaram presença na competição. Sempre com foco em manter a saúde em dia e melhorar a qualidade de vida, a dupla profissional tem participado de diversas provas de corrida em Rio Branco, mas também em outros estados.

37.png

“Começamos no esporte acompanhando dois amigos que já disputavam algumas provas. Junto com eles aprendemos a ter gosto pela corrida e hoje participamos de várias competições, não apenas em Rio Branco, mas também em outros estados”, contou Rober Medeiros. 

Para Edivaldo Feitosa, a competição realizada pelo Instituto é mais uma forma de reforçar os benefícios do esporte para a saúde. “A corrida é um esporte muito bom. Comecei a praticar há uns 10 anos. Vinha de um sobrepeso e passei a correr para perder peso. Perdi 25 quilos e tomei gosto pela corrida. Agora corro profissionalmente, fazendo parte da equipe dos Selvagens Runners e cada vez tomando mais gosto pelo esporte”.

A I Corrida do Ifac também oportunizou a participação de pessoas que praticam outras modalidades esportivas. Diemes Pereira, que faz parte do grupo Trail Primor, que realiza circuitos de trilha com obstáculos, esteve presente no último domingo. “Gostamos bastante de fazer trilhas, mas correr é vida, melhora a saúde e não tem coisa melhor. Com certeza estaremos aqui na próxima edição”.

James Lessa de Moura, que também é corredor, correu junto com os amigos e integrantes do grupo 5ª Série. Vestido de amarelo e animando os participantes, o atleta conta que o esporte contribuiu para sua saúde, mas também para fazer novas amizades.

“Nosso grupo surgiu devido às brincadeiras e a bagunça que fazemos na equipe de corrida em que somos integrantes. Devido a essa brincadeira, organizamos e criamos o “5ª Série”. Aproveitamos a I Corrida do Ifac, de forma muito especial, para lançar a nossa camiseta. Já treinamos há algum tempo e gostamos de correr, mas sempre com o propósito de ampliar a qualidade de vida”, ressaltou James Moura.

26.png    32.png 

A I Corrida do Ifac também foi uma oportunidade para aqueles que nunca tinham integrado uma competição. Maria Lucimar de Araújo Monteiro, que é servidora do Ifac e voltou a se exercitar em 2023, conta como foi ter percorrido os 3 km e participado de sua primeira corrida de rua.

“Foi muito bom participar do evento e, principalmente, por representar o projeto ‘Ifac em Movimento’ do qual fiz parte em 2023. Foi por meio dessa ação de extensão que sai do sedentarismo. Estava há um tempo parada, mas com o projeto voltei a me exercitar. Fiz o percurso de 3 km, de forma tranquila, junto com meu filho e percebi que estou bem”, ressaltou Lucimar Monteiro.

Organização

A I Corrida do Ifac foi realizada com apoio de diversas instituições. Organizada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio dos projetos de extensão “Ifac em Movimento” e “I Corrida de Rua do Ifac”, a ação ainda contou com a parceria do grupo Longão Elite e Sinasefe Acre.

“O grupo Longão Elite vai completar cinco anos em 2024 e com muita alegria encerramos esse ano nessa parceria com o Ifac. O Longão começou com a intenção de ajudar uma amiga a fazer uma maratona, mas a ideia seguiu adiante e juntamos a corrida com ações de solidariedade. Foi muito bom trabalhar com o Instituto. Estivemos juntos do início ao fim, sempre em contato para que o evento pudesse ser realizado da melhor forma possível. Esperamos seguir em parceria para os próximos anos”, destacou Fran Nobre, coordenadora do grupo Longão Elite.

    29.png 

Tânia Façanha, que representou a diretoria geral do Sinasefe Acre, destacou a importância da instituição fazer parte da atividade. “Enquanto instituição que representa o servidor, além das nossas bandeiras de luta, também apoiamos ações que incentivam a qualidade de vida, o esporte para os nossos servidores e toda a comunidade. Com certeza vamos continuar apoiando as próximas edições. Precisamos incentivar nossos docentes e técnicos administrativos a realizarem atividades físicas, pois isso também contribuiu para melhorar a saúde e o dia a dia de trabalho”.

Roneres Costa, que é fisioterapeuta e autora do projeto “Ifac em Movimento”, atuou na organização da I Corrida do Ifac e participou das equipes de apoio para os corredores. “Essa é uma oportunidade para que a comunidade e os servidores possam se inserir em atividades físicas para terem mais saúde. Estamos encerrando nosso projeto com chave de ouro. Para 2024, nossa intenção é fazer uma nova submissão e dar sequência ao “Ifac em Movimento” para os servidores e a comunidade”.

30.png

Diretor sistêmico de Assistência Estudantil (Dsaes) e autor da ação extensionista “I Corrida de Rua do Ifac”, Edu Gomes ressaltou que o trabalho conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão tem refletido em boas ações para servidores, estudantes e comunidade. “A Proex tinha a proposta de realizar uma corrida de rua. Em parceria, iniciamos esse diálogo para que o evento pudesse se concretizar. Por já conhecer o grupo Longão Elite, fizemos esse diálogo e conseguimos realizar o evento. Que possamos seguir trabalhando em conjunto e proporcionando momentos assim para os servidores e toda a comunidade”. 

Para o pró-reitor de Extensão, Fábio Storch, a I Corrida do Ifac reforça o compromisso de aproximar cada vez mais a comunidade da instituição. “Estamos fechando 2023 com um evento que reforça o nosso compromisso com a comunidade, com os servidores e a saúde. As parcerias do Longão Elite e do Sinasefe, como também dos projetos ‘Ifac em Movimento’ e ‘I Corrida de Rua do Ifac’, foram essenciais para que pudéssemos realizar esse importante evento. Com certeza, a Corrida do Ifac será tradição da nossa instituição”.  

34.png

A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, também esteve presente no evento. Para ela, a I Corrida do Ifac reforça o trabalho do Instituto em levar ações diversas para a sociedade. “Além de ser um evento que promove a saúde e a qualidade de vida, a I Corrida do Ifac também contribuiu de forma solidária com o próximo, por meio das doações de alimento e brinquedos. Estamos vivenciando um momento festivo e a nossa corrida é mais uma oportunidade para que a comunidade se aproxime e conheça o Ifac”, finalizou.  

A I Corrida do Ifac ainda contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PFR), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC) e do Corpo de Bombeiros. 

Fotos: Luciano Cezário/Ifac