Internacionalização

Programa Caminhos Amefricanos abre inscrições para intercâmbio em Moçambique

publicado: 08/12/2023 11h01, última modificação: 08/12/2023 11h01
Estudantes de todo o país podem realizar inscrição até o dia 04 de janeiro; serão selecionados alunos e alunas quilombolas ou autodeclarados pretos ou pardos, de licenciaturas e vinculados a Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas
imagens_materias_capa - 2023-12-08T090125.700.png

A CAPES e o Ministério da Igualdade Racial (MIR) estão com inscrições abertas para a primeira seleção do “Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul”. A iniciativa contribui no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial no Brasil.

O edital, que foi lançado no último dia 04 de dezembro, vai selecionar até 50 estudantes quilombolas ou autodeclarados pretos ou pardos, alunos de licenciaturas a partir do 5° semestre e vinculados a Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas ou grupos correlatos, para um intercâmbio de 15 dias na Universidade Pedagógica de Maputo (UP – Maputo).

Acesse o edital: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/encontre-aqui/paises/multinacional/programa-caminhos-amefricanos

Os interessados devem realizar inscrição até 17h (horário de Brasília), do dia 04 de janeiro de 2024, pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes).

Antes de partir para a estadia de duas semanas no país africano, os alunos farão um curso on-line de 40 horas sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Moçambicana. Os participantes deverão elaborar um relatório das atividades executadas na UP – Maputo. O documento deverá ser apresentado, bem como um artigo, em evento acadêmico ou relato da experiência decorrente da participação no programa.

Acompanhe todas as fases da seletiva: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/encontre-aqui/paises/multinacional/programa-caminhos-amefricanos

O apoio financeiro será de responsabilidade do MIR. Cada pessoa receberá R$10.500 para diárias, R$13.172 para passagens aéreas, R$520,75 de auxílio seguro-saúde, R$257,25 para ajudar na emissão de passaporte e R$250,00 para emissão de visto de entrada em Moçambique.

Mais informações podem ser acessadas no Edital Conjunto nº 34/2023, publicado no Diário Oficial da União e no site da CAPES.

Sobre o Programa

O Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul visa estimular a troca de conhecimentos, experiências e políticas públicas que contribuam para o combate do racismo e para a educação das relações étnico-raciais a partir da cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e incentivo a pesquisas e ao desenvolvimento científico e tecnológico para a promoção da igualdade racial. Além disso, a ação fortalecerá a formação inicial e continuada de educadores na perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Fonte: Redação CGCOM/CAPES