Extensão

Projeto de ginástica aeróbica do Ifac reforça importância de atividade física para saúde

publicado: 01/12/2023 13h51, última modificação: 01/12/2023 13h51
A ação desenvolvida pela Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida tem como foco a redução dos riscos de adoecimento físico e mental
imagens_materias_capa - 2023-12-01T114957.571.png

Informações apresentadas no Relatório Mundial de Saúde Mental, da Organização das Nações Unidas (ONU), destacam que a prática de atividades físicas configura como uma das alternativas de prevenção em relação ao adoecimento físico e mental.

Em 2022, os casos de depressão e ansiedade aumentaram em 25% junto à população mundial, tendo a pandemia da Covid-19 como principal cenário para o desencadeamento de diversos fatores estressantes, considerados de risco para o adoecimento e/ou agravamento psíquico da população.

1 % todo dia mais saudavel.png

Como forma de incentivar a prática de atividades físicas entre servidores do Instituto Federal do Acre (Ifac) e a comunidade acreana, com foco em reduzir os riscos de adoecimento físico e mental pós-pandemia, a Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida (Cosvi) tem desenvolvido o projeto “Ifac em Movimento: 1% Todo Dia Mais Saudável”.

A ação, que é coordenada pela fisioterapeuta da instituição, Roneres Costa, teve início no mês de setembro e encerra seu primeiro ciclo de atividades em dezembro deste ano. Realizado semanalmente, na área externa do novo prédio da Reitoria (Via Chico Mendes), o projeto conta com a participação de técnicos administrativos e pessoas da comunidade externa. As aulas de ginástica aeróbica acontecem às segundas-feiras e quintas-feiras, e são ministradas pela professora de Educação Física, Karina Mota.

“A implementação de boas práticas em espaços escolares e locais de trabalho, por exemplo, são importantes referências para termos mudanças de atitudes. São ações coletivas que trazem impactos significativos para a saúde de todos que participam”, destaca Roneres Costa.

66b3afe8-b434-4a86-b564-c89e38ebe9c6.jpg

Maria Lucimar de Araújo Monteiro, que é servidora da Pró-Reitoria de Administração, conta como o projeto “Ifac em Movimento” contribuiu para mudanças em sua rotina. “Quando tive a oportunidade de participar do projeto, não pensei duas vezes, e logo me inscrevi. Comecei a participar das aulas e aos poucos fui me sentindo mais disposta, com mais vigor para realizar minhas atividades laborais. As aulas são bem alegres e contam com a instrução de uma excelente profissional, que tem sido de fundamental importância para a evolução de cada participante”.

A servidora ainda destaca que para 2024, a prática de atividades físicas já faz parte de suas metas. “Pretendo continuar fazendo algum tipo de atividade física em 2024, pois hoje sei como é importante para o fortalecimento do nosso corpo e prevenção de doenças. Precisamos cuidar do nosso corpo, assim como da nossa alma e da nossa mente”, ressaltou Lucimar Monteiro.

WhatsApp Image 2023-11-28 at 08.06.22.jpeg

Djanira da Silva Costa Sales, que integra o projeto “Ifac em Movimento” como membro da comunidade externa, acredita que a ginástica aeróbica tem sido importante para sua saúde. “O projeto tem sido importante para a nossa saúde física e mental. Me senti bem com os exercícios e também em fazer parte de um novo grupo de pessoas”

O projeto, que está institucionalizado junto à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), também contou com a participação da estudante do Instituto Federal do Acre, Alessandra Cruz, como bolsista. “O Ifac em Movimento, além de complementar meu currículo e ampliar minha experiência, tem me auxiliado a perceber a importância de tirarmos um tempo para nos dedicarmos à saúde”.

Conforme explica Roneres Costa, a expectativa é que para 2024 as ações do “Ifac em Movimento” continuem sendo realizadas, por meio da institucionalização do projeto em um novo edital do Ifac.

Fotos e informações: Roneres Costa/Ifac