Campus Rio Branco

Projeto do Ifac cria programa de treinamento de handebol em Rio Branco

publicado: 06/12/2023 11h14, última modificação: 06/12/2023 11h14
A ação conta com parceria da Escola Estadual Lourival Pinho e do Colégio Estadual Rio Branco
imagens_materias_capa - 2023-12-06T090901.377.png

Mais um projeto de extensão do Instituto Federal do Acre (Ifac) tem reforçado a prática esportiva na capital acreana. Coordenado pelo professor de Educação Física, Carpergiani Maia Costa, o “Acampamento de Desenvolvimento do Handebol” vem sendo realizado no campus Rio Branco, e conta com parceria da Escola Estadual Lourival Pinho e do Colégio Estadual Rio Branco (Cerb).

Conforme explica o docente, dentre as principais ações já desenvolvidas no projeto está a criação de um programa de treinamento de handebol, que tem contribuído para o ensino e prática de times femininos em Rio Branco.

Etapa IFAC - Atleta na fase aerea de um arremesso em suspensão.JPG

“A realização do projeto é importante para o processo de formação das estudantes, visto as inúmeras contribuições que o esporte proporciona para o desenvolvimento humano. Além disso, possibilita às atletas da modalidade de handebol, treinamentos especializados para o melhoramento das capacidades físicas, técnicas e táticas relacionadas ao handebol”, ressaltou Carpergiani Costa.

Além dos treinos, o projeto tem ainda como foco divulgar a prática do handebol e motivar novos adeptos à modalidade. Dentre às atividades realizadas pelo projeto, Carpergiani Costa destaca os encontros esportivos registrados no Colégio Estadual Rio Branco. Na oportunidade, a atividade contou com a presença da ex-atleta de handebol, Taynara Feitosa, que falou sobre sua experiência no esporte, e a participação do professor de Educação Física da instituição estadual, Aldo Siqueira.

Etapa CEBRB - Participação especial da Ex- Atleta Tanayra.JPG    Etapa LP  - Bolsista do Projeto e atletas participantes.JPG

Junto ao campus Rio Branco e à Escola Estadual Lourival Pinho, o coordenador do projeto ressalta que a participação dos times femininos também foi importante para demonstrar as diversas possibilidades da prática do handebol. “Ao todo, conseguimos atender 24 atletas das três instituições de ensino”, afirmou Carpergiani Costa.

Ainda de acordo com o docente do Ifac, a expectativa é que para o encerramento das atividades em 2023, outros encontros sejam realizados.

O projeto “Acampamento de Desenvolvimento do Handebol” conta ainda com colaboração da bolsista Cristiane Maria Gomes de Oliveira, que é estudante do curso técnico subsequente em Agropecuária, do campus Baixada do Sol.

Etapa IFAC - Coordenador do Projeto - Bolsista e participantes do A D H.JPG

Fotos e informações: Carpergiani Costa/Ifac