Ano letivo no Ifac se inicia com Jornada Pedagógica em todos os campi

publicado: 03/02/2023 12h35, última modificação: 13/02/2023 11h43
Atividades de planejamento e formação dos servidores acontecem de forma semestral; as aulas iniciam na próxima semana
jornada_pedagógica_2023 (1).png

O ano letivo no Instituto Federal do Acre (Ifac) já começou. Na última quarta-feira (01.02), docentes e técnicos administrativos dos seis campi deram início à Jornada Pedagógica. A atividade, que reúne ações de planejamento e formação dos servidores, acontece de forma semestral na instituição, como forma de trabalhar adequadamente o calendário letivo de cursos técnicos, superiores e da pós-graduação.

Após dois anos sendo realizada de maneira integrada e por meio de reuniões on-line, em decorrência da Covid-19, a Jornada Pedagógica retomou seu formato original. De forma presencial, cada campus definiu temáticas para discussões com os servidores. Em Rio Branco, por exemplo, a programação teve como foco “Ensino, pesquisa e extensão: construindo caminhos para uma educação profissional de qualidade”.

jornada_pedagógica_2023 (8).png

“Desde 2015, realizamos a Jornada Pedagógica com foco no planejamento do ano letivo, mas também pensando em compartilhar conhecimentos. É um momento de capacitação e de conhecer o que os nossos colegas (servidores) têm produzido de forma acadêmica. As palestras e oficinas propostas para esse ano foram sugeridas pelos próprios docentes e técnicos administrativos, ainda em dezembro do ano passado”, destacou o diretor geral do campus Rio Branco, Paulo Roberto de Souza.

Além de planejar o ano letivo, no campus Baixada do Sol, a Jornada Pedagógica também integrou uma outra pauta: a mudança para a sede oficial, localizada na região da Transacreana. “Esse é um momento (Jornada Pedagógica) fundamental para acolher bem os nossos alunos e pensar semestre bem organizado e planejado. Aqui no campus da Baixada do Sol, estamos num processo de mudança e isso também faz parte da nossa Jornada Pedagógica como pauta de planejamento”, explicou o diretor geral da unidade, Mário Jorge Fadell.

jornada_pedagógica_2023 (10).png

Para acompanhar as atividades, a reitora do Ifac esteve presente nos campi Baixada do Sol, Rio Branco e Sena Madureira. Nas três unidades, ela ressaltou a relevância das discussões propostas pelos campi para a Jornada Pedagógica, como também o reencontro presencial dos servidores. “Essa é uma ação muito importante, porque além do planejamento, é o momento do reencontro. É o momento de rever e se renovar, se encher de esperança para esse ano que temos como expectativa muitas coisas boas”.

Confira o vídeo sobre a Jornada Pedagógica 2023

Trabalho conjunto

Com foco em garantir um bom desenvolvimento para o ano letivo, as atividades da Jornada Pedagógica acontecem com a presença de docentes e técnicos administrativos.

Para a professora Josina Pontes, a Jornada Pedagógica “é um espaço/tempo de diálogo e conhecimentos, mas também de avaliação e construção da política de ensino, pesquisa e extensão no campus Rio Branco. É possível perceber o amadurecimento das equipes de trabalho ao longo dos anos e reconhecer os avanços”.

Guimar de Almeida, que é docente do campus Baixada do Sol, ressalta que as discussões apresentadas ao longo da Jornada Pedagógica são essenciais para um bom encaminhamento do ano letivo.

jornada_pedagógica_2023 (3).png

“A Jornada Pedagógica é sempre um momento especial, em que professores, juntamente com a equipe técnica, se prepararam, não apenas para iniciar um novo semestre, mas para iniciar de forma mais eficiente. É o momento em que socializamos informações e nos acolhemos, para posteriormente acolher os nossos alunos da melhor maneira possível”, ressaltou Guiomar de Almeida.

Jocicleide Bessa, que é técnica em Assuntos Educacionais do campus Baixada do Sol, acredita que a presença de todos os servidores é importante. “É necessário que estejamos aqui (TAE), pois fazemos parte de um corpo maior. A instituição não é formada só por docentes, mas também pelos técnicos administrativos. Somos todos servidores. Por isso, precisamos estar bem informados sobre o que acontece e irá acontecer em nosso campus”.

jornada_pedagógica_2023 (9).png   jornada_pedagógica_2023 (2).png

No campus Rio Branco, Weysla Dutra, que é técnica em Assuntos Educacionais, participou das discussões presentes na Jornada Pedagógica. “Como técnica fico muito contente em poder participar da Jornada Pedagógica, partindo da visão que todos os servidores são importantes e compõem o processo educativo. A Jornada é a oportunidade de planejar e fazer os devidos ajustes para o ano letivo”.

As aulas estão previstas para serem iniciadas no dia 06 de fevereiro. Os estudantes que tiverem dúvidas sobre os horários de funcionamento dos cursos e início do ano letivo, podem entrar em contato com os campi, por meio de telefone ou e-mail.

jornada_pedagógica_2023 (5).png   jornada_pedagógica_2023 (4).png

Novas agendas e calendários

As agendas e calendários de 2023, como também a nova edição da revista Caminhos do Ifac, foram entregues, pela reitora do Ifac, aos servidores do campus Baixada do Sol, Rio Branco e Sena Madureira.

Nos próximos dias, o material será distribuído para docentes e técnicos administrativos das unidades de Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Xapuri.