CONIF

Conif empossa nova presidência para 2023

publicado: 15/02/2023 18h06, última modificação: 15/02/2023 18h06
A solenidade de posse da nova presidência do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), aconteceu em Brasília, na tarde desta terça-feira (14/02)
Posse Conif1.jpg

A cerimônia de posse da nova diretoria do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica  (Conif) foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do IFSertãoPE, no YouTube, e teve a participação dos novos membros do Conif, pelo presidente que encerra o mandato, Claudio Alex Jorge da Rocha, pelos Deputados Federais Reginaldo Lopes e Ana Pimentel, e pelo Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Getúlio Marques Ferreira.

A reitora Rosana Cavalcante dos Santos do Instituto Federal do Acre (Ifac), participou da solenidade de posse e desejou sucesso a reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Maria Leopoldina Veras. Também foram empossados o reitor Flávio Luis Barbosa Nunes, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), como novo vice-presidente de Relações Parlamentares. O professor Maurício Motta, diretor-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ), foi empossado como vice-presidente de Administração; e as reitoras Nilra Jane Filgueira Bezerra, do Instituto Federal de Roraima (IFRR), como vice-presidente de Assuntos Acadêmicos e Oneida Irigon, do Instituto Federal de Goiás (IFG), como vice-presidente de Relações Institucionais.

Posse Conif2.PNG Posse Conif3.jpg

A cerimônia teve início com um gesto de agradecimento realizado pela nova vice-presidente de Relações Institucionais, Oneida Irigon, que entregou flores aos integrantes da Diretoria do Conif em 2022. Em seu discurso, o agora ex-presidente do Conif, Claudio Alex, saudou as autoridades presentes, em especial os estudantes dos Institutos Federais, e falou a respeito das grandes dificuldades enfrentadas pela Rede Federal em 2022, apresentando, inclusive, um cordel de sua autoria sobre os desafios, bloqueios, cortes orçamentários, fake news, eleições, esperança e família, dentre outros temas.

Os deputados federais Reginaldo Lopes e Ana Pimentel saudaram a gestão que se encerra e desejaram sucesso à Leopoldina, bem como se colocaram à disposição para atuar em prol da Ciência e da Educação no Brasil. Já o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Ferreira, também agradeceu ao ex-presidente do Conif, Cláudio Alex, pela luta empreendida no Conif durante o desafiador ano de 2022. O gestor afirmou também que a Setec irá caminhar junto ao Conif para retomar o desenvolvimento da Rede Federal de Ensino.

A nova presidente, Maria Leopoldina Veras, agradeceu a presença do amplo público na solenidade, autoridades políticas, ao ex-presidente Cláudio Alex, servidores, reitores, pró-reitores, e também à comunidade acadêmica da Rede Federal que acompanhou a transmissão online. “É com alegria e esperança que assumimos a Presidência do Conif para o exercício 2023. Ratificamos o compromisso e a responsabilidade com a Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com cada um dos mais de 1,4 milhões de estudantes e mais de 80 mil servidores".

A cerimônia de posse foi gravada e está disponível na íntegra no Canal IFSertãoPE TV Oficial, no YouTube. Nesta quarta (15) e quinta-feira (16), os conselheiros participarão da 119ª Reunião Ordinária do Conif, que será a primeira sob a liderança da nova presidência.

(Com fotos de Rodrigo Gonçalves e texto de Larissa Lins/ASCOM)