Campus Rio Branco

Ifac realiza projeto Entomologia e Ação em escola de Rio Branco

publicado: 01/02/2023 20h01, última modificação: 01/02/2023 20h01
Estudantes da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha analisaram a qualidade da água para o consumo humano
entomologia_enfermagem (1).jpeg

A equipe do projeto Entomologia e Ação, do Ifac Campus Rio Branco, realizou uma atividade com os alunos do curso técnico de enfermagem da Escola Sebastião Pedrosa, que conta com a atuação da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha para a formação técnica no ensino médio. Na visita à escola, no dia 14 de dezembro, os alunos realizaram a coleta e análise da qualidade da água para o consumo humano e verificaram se as amostras estavam dentro do padrão determinado pelas normas vigentes.

Nesta etapa, o coordenador do projeto Diego Viana e a coordenadora adjunta Kelly Viana organizaram um ciclo de palestras sobre a vigilância em saúde, tema da ementa do curso de técnico em enfermagem. As palestras contaram com apresentações teóricas e práticas em sala de aula.

entomologia_enfermagem (3).jpegAlém dos professores, a equipe do projeto também é integrada pelo bolsista voluntário Douglas Menezes, discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Ifac.

“Este momento serviu de grande experiência para os educandos da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha. Eu, enquanto mediadora no curso técnico em enfermagem, compartilho das experiências vivenciadas como pesquisadora e extensionista, compartilhando com a sociedade as novas descobertas. Estamos proporcionando uma visão ampla sobre o tema vigilância em saúde ambiental, que compõe o intinerário formativo dos educandos”, afirmou a coordenadora adjunta do projeto e professora na Escola Maria Moreira, Kelly Viana.

Para o coordenador do projeto, Diego Viana, o Ifac tem um papel fundamental na divulgação da ciência e da tecnologia, por meio de parcerias em projetos como o Entomologia e Ação. Além da Escola Técnica Maria Moreira, o projeto teve a colaboração do laboratório de Entomologia Médica da Ufac, por intermédio das professoras Andrea e Márcia D’Ávila (Ifac), que dispuseram de amostras de insetos flebotomíneos e lupa para a atividade.

Em uma etapa anterior, o projeto atendeu alunos do curso técnico em farmácia contribuindo com atividades no ensino de anatomia e fisiologia humana. Ao todo, o projeto já contemplou mais de 55 estudantes.

Com fotos e informações do Projeto