Campus Rio Branco

Ifac realiza projeto sobre eficácia das vacinas em Rio Branco

publicado: 10/01/2023 19h41, última modificação: 10/01/2023 19h41
Estudantes de Ciências Biológicas desenvolveram jogo educativo e ministraram palestra sobre a vacinação em atividade na escola Glória Perez
desmitificando_vacinas (1).jpeg

Discentes da Licenciatura em Ciências Biológicas do Ifac Campus Rio Branco realizaram uma ação na Escola Jovem Integral Glória Perez para promover a campanha contra a Covid-19 e sobre a importância da vacinação. A atividade, que ocorreu no dia 8 de dezembro, foi uma etapa do projeto “Desmistificando as vacinas” executado pelos discentes do oitavo período do curso superior.

Na escola Glória Perez, os alunos do Ifac fizeram uma palestra alertando sobre a importância da imunização ao nível individual e para a sociedade. Eles também propuseram um jogo onde os participantes puderam demonstrar seus conhecimentos acerca dos cuidados em relação à Covid-19.

desmitificando_vacinas (4).jpeg

Além da atividade educativa, os profissionais da URAP Francisco Roney Rodrigues Meireles estiveram participando da ação, por solicitação dos licenciandos do Ifac. Com isso, os estudantes e funcionários da escola tiveram a oportunidade de completar o esquema vacinal para Covid-19 e, também, de se imunizar contra a Influenza. Ao todo, foram imunizadas 38 pessoas.

“Apesar de estarmos em uma situação mais confortável em relação à pandemia de Covid-19, comparativamente ao que enfrentamos no passado, é sempre importante frisar que a pandemia não acabou e as taxas de vacinação no Acre, em especial em Rio Branco, preocupam”, justifica um dos professores do projeto, Luis Antonio de Pinho.

desmitificando_vacinas (2).jpeg

Servidores da Urap deram apoio à ação na escola

Desmistificando as vacinas – O projeto foi realizado pelos alunos de Ciências Biológicas na disciplina Projeto Integrador IV: Biologia e Sociedade que visa trabalhar a elaboração e planejamento de atividades educativas que contemplem a transposição didática de temas polêmicos na relação Biologia e Sociedade. A disciplina é ministrada de forma conjunta pelos professores Irineide Ferraz, Josina Ribeiro e Luis Antonio de Pinho.

Durante um mês e meio, os estudantes do Ifac desenvolveram o projeto. Na escola, primeiramente aplicaram um questionário em todas as turmas, com o objetivo de analisar o nível de conhecimento dos alunos quanto às campanhas de vacinação e o grau de confiança deles nas vacinas. O questionário foi respondido por 269 estudantes e o resultado mostrou que 54,6% não sabiam dizer se a Unidade Básica de Saúde do bairro realizava campanhas de vacinação.

desmitificando_vacinas (3).jpegCom base nisso, os licenciandos desenvolveram produtos educacionais voltados para atender as demandas específicas observadas pelas respostas dadas no questionário. Segundo os professores orientadores do projeto, a iniciativa sobre o que deveria ser feito foi dos próprios estudantes.

O projeto foi desenvolvido de acordo com os princípios da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj), metodologia ativa de aprendizagem que propõe aos licenciandos o desenvolvimento de produtos a partir de uma questão orientadora, conforme explicam os professores do projeto. Neste caso, os alunos trabalharam em torno da seguinte questão “Como promover a eficácia da vacina em tempos de negacionismo científico?”.

Para os professores da disciplina, o projeto se constituiu como uma resistência ao negacionismo científico, auxiliando no combate a notícias falsas (fake News) e demonstrou o compromisso dos licenciandos com uma aprendizagem significativa, contextualizada e crítica. “Mais do que isso, encerra com êxito um processo de ensino-aprendizagem sobre temas polêmicos envolvendo Biologia e Sociedade”, concluíram.

Com fotos e informações do projeto do Campus Rio Branco