Notícias

Campus Rio Branco

Aluna do Ifac conquista medalha de bronze nas Olimpíadas GeoBrasil

publicado: 13/01/2023 14h00, última modificação: 13/01/2023 14h00
Manoela Lima da Silva integrou a equipe As Metamórficas, composta também por Maria Fernanda e Ana Carolina, que foi classificada para a fase nacional da competição
imagens_materias_capa - 2023-01-13T115501.685.png

Mais uma medalha do Ifac em olimpíadas do conhecimento. A estudante do campus Rio Branco, Manoela Lima da Silva, conquistou medalhas de bronze nas Olimpíadas Brasileiras de Geografia (OBG) e de Ciências da Terra (OBCT), que compõem a chamada Olimpíadas GeoBrasil.

As competições, que aconteceram em novembro de 2022, foram realizadas na cidade de Campinas (SP) e organizadas por representantes de instituições de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso.

A jovem, que é estudante do curso de Informática para Internet, integrou a equipe “As Metamórficas”, juntamente com as alunas Ana Carolina de Souza Passos e Maria Fernanda Moura Cordeiro. O grupo, que também obteve a melhor pontuação na fase estadual, representou o Acre na etapa final da GeoBrasil.

“As duas olimpíadas são espaços importantes de conhecimento e também para avaliarmos o trabalho que temos desenvolvido em sala de aula. Realizamos com êxito a etapa estadual, em que diversos alunos conquistaram medalha de bronze e ainda tendo a equipe ‘As Metamórficas’ classificada para a fase nacional. Isso mostra que o Ifac está no caminho certo e tendo qualidade no conhecimento das duas áreas (Geografia e Ciências da Terra)”, ressaltou o docente e orientador da equipe “As Metamórficas”, Cleilton Sampaio de Farias.

Manoela Silva destacou a importância de participar da competição e o orgulho de representar a instituição na fase nacional, junto com as duas colegas de classe. “Foi uma experiência incrível. Não tenho nem palavras para descrever a sensação de vivenciar uma fase nacional presencial da OGB. Sempre contei com todo apoio do meu professor Cleiton Sampaio e da professora Pollyana Furtado, que sempre procuraram nos incentivar e ajudar. O mérito não é só meu, mas de toda a equipe “As Metamórficas”. Chegamos até a etapa nacional juntas, espelhando nosso esforço nas conquistas que obtivemos”.

O Ifac participa das Olimpíadas GeoBrasil desde 2019, incentivando e auxiliando estudantes nas diversas fases da competição. Em 2022, com objetivo de demonstrar a importância da inclusão e da manutenção do Ifac na competição, os docentes Bartolomeu Lima da Costa, Carolina Lima Cabral, Cleilton Sampaio de Farias e Pollyana Furtado Machado Anute, desenvolveram um projeto de ensino no Instituto. Como resultado, a ação conseguiu formar 17 equipes competidoras, compostas por 51 alunos do Ensino Médio Integrado. Este quantitativo representou mais de 40% dos alunos inscritos no Acre.

De acordo com a professora Pollyana Furtado, das 17 equipes que disputaram as duas fases estaduais, cinco receberam medalhas de bronze. “As olímpiadas do conhecimento são incontestavelmente meios para o desenvolvimento de habilidades, bem como para aprendizagem de novos conteúdos e solidificação dos sabres pré-existentes”.

Em relação à classificação da equipe “As Metamórficas” na fase nacional e a conquista de medalhas pela estudante Manoela Lima, Cleilton Sampaio reforça a importância da participação dos alunos e alunas nas competições de conhecimento. “O mais importante é ver os alunos participando e obtendo êxito. Isso vai ser muito importante para a vida deles”.

Confirma abaixo as equipes medalhistas do Ifac na fase estadual:

As Metamórficas (medalha de bronze e classificação para fase nacional): integrantes do 2º ano de Informática para Internet
Manoela Lima da Silva
Ana Carolina de Souza Passos
Maria Fernanda Moura Cordeiro

Obsidianas (medalha de bronze): 2º ano de Informática para Internet
Maria Eduarda Correia Soares
Laísa Grimaneza Arantes Velazco
Sarah Letícia de Sousa Braz

Aliança Nortista (medalha de bronze): 3º ano de Redes de Computadores
Hitallo silva de Souza Lima
Alane Ferreira da Silva
Elioenay Kalebe de Souza Rufino

Blue Planet (medalha de bronze): 1º ano de Edificações
Elisson Miguel Ribeiro de Almeida
Fernando Vitório Bezerra Camili
Vangleison Lima Lacerda

Tríplice FederAacre (medalha de bronze): 3º ano de Informática para Internet
Andressa Gabyelle Soares Leal
Ana Laura Costa Dantas Mendes
Nayane Silva de Santana

Confirma abaixo depoimentos de alguns integrantes das equipes medalhistas:

Quando iniciamos a inscrição, não imaginávamos que chegaríamos tão longe, porque parecia algo muito ‘inalcançável’. Conforme as etapas foram passando sentíamos um misto de emoções. No resultado da 1ª fase ficamos bastante confiantes por ter uma pontuação muito boa. Na 2ª fase não fomos tão bem e imaginávamos que não íamos alcançar nossa meta. Assim que saíram as notas gerais das equipes do campus, vimos que ficamos com a maior pontuação do campus Rio Branco na somatória de notas. O mais importante é não desanimar e confiar que você deu o seu melhor. Somos eternamente gratas aos professores que nos acompanharam e pela oportunidade que o Ifac nos deu, não só por evoluirmos academicamente, mas como seres individuais. (Ana Carolina de Souza Passos, Manoela Lima da Silva e Maria Fernanda Moura Cordeiro – “As Metamórficas”)

Meu nome é Elisson e sou membro da equipe Blue Planet da OGB. Minha experiência com a Olimpíada foi ótima, porque pude me esforçar mais em aprender e pesquisar coisas novas, ao invés de continuar com minha rotina monótona e sem estudos. Na 1ª fase, nós não fomos muito bem. Eu estava com notas baixas na escola e lutando para recuperá-las, assim não tive muito tempo para pesquisas. Mas na 2ª fase decidi que iria dar o meu máximo para que pudéssemos ter um bom resultado. Resolvi participar dos encontros com os professores e recebi bastante ajuda deles e dos alunos que estavam fazendo a prova comigo. Unindo isso ao esforço e empenho/vontade para aprender mais e mais, conseguimos ter um ótimo resultado e nos tornarmos medalhistas da OGB. Foi uma experiência de muito aprendizado e me mostrou que não adianta querer alcançar o degrau mais alto sem se esforçar. Fico muito feliz por ganhar essa medalha de bronze e me sinto como alguém que pode chegar ainda mais alto no futuro. Vou continuar me esforçando para isso. (Elisson Miguel Ribeiro de Almeida – “Blue Planet”)

Minha experiência na Olimpíada Brasileira de Geografia foi bastante satisfatória. Me senti muito bem junto com os colegas nos debates das questões. Fico feliz com meu resultado e agradeço ao Ifac e meus docentes. (Hitallo silva de Souza Lima – Aliança Nortista)