Campus Rio Branco

Aluna do Ifac conquista medalha de bronze nas Olimpíadas GeoBrasil

publicado: 13/01/2023 14h00, última modificação: 13/01/2023 14h00
Manoela Lima da Silva integrou a equipe As Metamórficas, composta também por Maria Fernanda e Ana Carolina, que foi classificada para a fase nacional da competição
imagens_materias_capa - 2023-01-13T115501.685.png

Mais uma medalha do Ifac em olimpíadas do conhecimento. A estudante do campus Rio Branco, Manoela Lima da Silva, conquistou medalhas de bronze nas Olimpíadas Brasileiras de Geografia (OBG) e de Ciências da Terra (OBCT), que compõem a chamada Olimpíadas GeoBrasil.

As competições, que aconteceram em novembro de 2022, foram realizadas na cidade de Campinas (SP) e organizadas por representantes de instituições de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso.

A jovem, que é estudante do curso de Informática para Internet, integrou a equipe “As Metamórficas”, juntamente com as alunas Ana Carolina de Souza Passos e Maria Fernanda Moura Cordeiro. O grupo, que também obteve a melhor pontuação na fase estadual, representou o Acre na etapa final da GeoBrasil.

“As duas olimpíadas são espaços importantes de conhecimento e também para avaliarmos o trabalho que temos desenvolvido em sala de aula. Realizamos com êxito a etapa estadual, em que diversos alunos conquistaram medalha de bronze e ainda tendo a equipe ‘As Metamórficas’ classificada para a fase nacional. Isso mostra que o Ifac está no caminho certo e tendo qualidade no conhecimento das duas áreas (Geografia e Ciências da Terra)”, ressaltou o docente e orientador da equipe “As Metamórficas”, Cleilton Sampaio de Farias.

Manoela Silva destacou a importância de participar da competição e o orgulho de representar a instituição na fase nacional, junto com as duas colegas de classe. “Foi uma experiência incrível. Não tenho nem palavras para descrever a sensação de vivenciar uma fase nacional presencial da OGB. Sempre contei com todo apoio do meu professor Cleiton Sampaio e da professora Pollyana Furtado, que sempre procuraram nos incentivar e ajudar. O mérito não é só meu, mas de toda a equipe “As Metamórficas”. Chegamos até a etapa nacional juntas, espelhando nosso esforço nas conquistas que obtivemos”.

O Ifac participa das Olimpíadas GeoBrasil desde 2019, incentivando e auxiliando estudantes nas diversas fases da competição. Em 2022, com objetivo de demonstrar a importância da inclusão e da manutenção do Ifac na competição, os docentes Bartolomeu Lima da Costa, Carolina Lima Cabral, Cleilton Sampaio de Farias e Pollyana Furtado Machado Anute, desenvolveram um projeto de ensino no Instituto. Como resultado, a ação conseguiu formar 17 equipes competidoras, compostas por 51 alunos do Ensino Médio Integrado. Este quantitativo representou mais de 40% dos alunos inscritos no Acre.

De acordo com a professora Pollyana Furtado, das 17 equipes que disputaram as duas fases estaduais, cinco receberam medalhas de bronze. “As olímpiadas do conhecimento são incontestavelmente meios para o desenvolvimento de habilidades, bem como para aprendizagem de novos conteúdos e solidificação dos sabres pré-existentes”.

Em relação à classificação da equipe “As Metamórficas” na fase nacional e a conquista de medalhas pela estudante Manoela Lima, Cleilton Sampaio reforça a importância da participação dos alunos e alunas nas competições de conhecimento. “O mais importante é ver os alunos participando e obtendo êxito. Isso vai ser muito importante para a vida deles”.

Confirma abaixo as equipes medalhistas do Ifac na fase estadual:

As Metamórficas (medalha de bronze e classificação para fase nacional): integrantes do 2º ano de Informática para Internet
Manoela Lima da Silva
Ana Carolina de Souza Passos
Maria Fernanda Moura Cordeiro

Obsidianas (medalha de bronze): 2º ano de Informática para Internet
Maria Eduarda Correia Soares
Laísa Grimaneza Arantes Velazco
Sarah Letícia de Sousa Braz

Aliança Nortista (medalha de bronze): 3º ano de Redes de Computadores
Hitallo silva de Souza Lima
Alane Ferreira da Silva