Notícias

Campus Rio Branco

Curso de Matemática do Campus Rio Branco tem primeiro professor doutor

publicado: 25/01/2023 17h51, última modificação: 31/01/2023 17h52
Docente obteve o título pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Reamec
doutor_matematica (1).jpg

O Ifac vem avançando no quadro de pessoal qualificado com pós-graduação. Em dezembro, o Campus Rio Branco passou a contar com mais um professor com doutorado, docente de matemática, Paulo Jose dos Santos Pereira que participou do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Reamec). O professor obteve o título de doutor em educação em ciências e matemática.

A defesa da tese foi realizada em 15 de dezembro no centro de convenções da Ufac, auditório Pedro Martinello. A banca examinadora foi constituída pelo professor-orientador Wagner Valente (Unifesp), pelas professoras Gladys Wielewski (UFMT), Luciane Bertini (Unifesp), Rosilda Morais (Unifesp), Neuza Pinto (UFMT) e pelos professores Gilberto de Melo (Ufac) e José Ronaldo Melo (Ufac).

O professor Paulo Jose apresentou o trabalho intitulado “As disciplinas de Prática Pedagógica no curso de Licenciatura da UFAC, no período de 1962 a 1992, como constituintes de um saber específico da docência – uma matemática para ensinar”. O objetivo foi analisar as relações entre a matemática a ensinar e a matemática para ensinar, entre a formação de professores e o ensino a partir das rubricas do curso de licenciatura plena em matemática da universidade.

Segundo o orientador, Wagner Valente, trata-se de “uma pesquisa inédita no campo da História da Educação Matemática dado a temática, a importância deste trabalho para registro da formação de professores aqui na Ufac no acre, então, o Paulo foi aprovado sendo agora o mais recente doutor da Reamec”.

doutor_matematica (2).jpg

Banca híbrida com participação por videoconferência

Integrante da banca, a professora Luciane Bertini afirmou que “conta com ele para a continuidade da escrita da História da Educação Matemática no Acre”.

Para o docente e pesquisador Paulo Jose, a conclusão do doutorado na Rede Reamec representa um avanço também para o Ifac. “Com o título o Ifac ganha na pesquisa e na formação de professores no curso de licenciatura em matemática do Campus Rio Branco, pois tornei-me o primeiro doutor da área no curso. Agora poderei contribuir de maneira ímpar na formação dos novos professores, podendo colocar em prática os conhecimentos adquiridos no doutorado.”

O professor destaca a contribuição do programa de doutoramento na Rede REAMEC e os estudos do GHEMAT-SP para sua formação. Ele ainda garante que há um vasto campo para pesquisa nessa área. “Esta pesquisa sinalizou para outras problemáticas na perspectiva da História da educação matemática, singularmente no Acre, deixando aberto esse campo de investigação para a nossa região.”

Com informações e fotos do professor Paulo José/Campus Rio Branco