Campus Sena Madureira

Estudantes do Ifac têm encontro virtual com o músico Chico Chagas

publicado: 03/01/2023 17h56, última modificação: 03/01/2023 17h56
Discentes do ensino médio do Campus Sena Madureira realizaram uma entrevista por videoconferência com o renomado artista acreano
chico-chagas-sena (1).jpeg

Destacando a importância de conhecer a história da música brasileira e reconhecer seus artistas, estudantes do Ifac Campus Sena Madureira participaram de uma atividade com o músico acreano, Chico Chagas. As turmas do 2º ano do curso técnico Integrado em Informática e em Agropecuária fizeram uma pesquisa sobre o artista e tiveram a oportunidade de entrevista-lo, por videoconferência, realizada no dia 11 de novembro.

A atividade foi proposta pelo professor de música e artes, Jânio Teixeira, a partir da disciplina História da Música Brasileira – Uma Entrevista com Chico Chagas.

Para a entrevista, os estudantes se reuniram no auditório do campus onde foi iniciada a chamada de vídeo com o músico. As turmas fizeram perguntas sobre os primeiros passos da carreira do artista, as parcerias realizadas com Cássia Eller e com Moraes Moreira no Rock in Rio, por exemplo. Os alunos também perguntaram a Chico Chagas sobre suas turnês nacionais e internacionais.

O professor de física, Fábio Soares, cedeu um de seus tempos para a turma participar da atividade. Ele acredita que o contato dos alunos com artistas serve como incentivo. “Hoje foi um dia muito especial, trocar experiências com o Chico Chagas foi motivador para mim e para os estudantes que interagiram com ele. É importante estreitar esse caminho entre grandes artistas renomados no mundo cultural com os alunos do Ifac, pois mobiliza conhecimentos e motiva os estudantes a conquistarem seus objetivos profissionais.”

chico-chagas-sena (2).jpeg

O professor Jânio, responsável pela atividade, explicou que a proposta inicial era estudar sobre a importância da música regional. “Nesse contexto, trazer o Chico Chagas foi algo de extremo valor, pela forma como ele concedeu um tempo valioso para nos atender, falando de sua carreira, do seu estudo no mestrado, das suas viagens nacionais e internacionais, de como ele começou na música, da importância da família e de como a música é importante para a formação cidadã. Muito feliz e agradecido por proporcionar esse momento para nossos alunos e pela importância do nosso entrevistado.”

Para o estudante do 2º ano, João Vitor, a entrevista foi motivadora. Ele conta que, “Ao longo do bate papo pudemos conhecer sobre sua história de vida desde a infância e seu começo na música. Isso foi fundamental para esclarecimento e incentivo para nós como alunos. Mesmo estando no interior do Acre, Chico Chagas conseguiu adentrar no ramo musical e adquirir sucesso com o tempo. Isso nos mostrou que se há interesse, independentemente da área, seja da música ou não, a força de vontade e a dedicação pode nos levar à evolução profissional e pessoal.”

Sobre o artista - Chico Chagas é acordeonista, pianista, baixista, compositor e arranjador, nascido em Rio Branco - AC, onde viveu até os dezesseis anos. Depois, morou no Rio de Janeiro por mais de 20 anos onde tocou com grandes nomes da música nacional e internacional. Ele também viveu por três anos na Europa, entre Alemanha, França e Inglaterra. Durante este período dedicou a maior parte do seu tempo a estudos em busca de aperfeiçoamento.

Com fotos e informações do Campus Sena Madureira