Ifac marca presença no VII Seminário Nacional do ProfEPT

publicado: 04/01/2023 19h38, última modificação: 04/01/2023 19h38
Professores que atuam no programa participaram do evento realizado no Colégio Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro
seminario-nacional-proept (1).jpeg

Professores do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do núcleo do Ifac Campus Rio Branco participaram do VII Seminário Nacional do ProfEPT, realizado no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, dos dias 07 a 09 de dezembro. O evento teve como principal objetivo a formação na busca pela consolidação da identidade do ProfEPT a partir de bases teórico-epistemológicas importantes para a Educação Profissional, assim como para o avanço dos processos de ensino e de aprendizagem em espaços formais e não formais da EPT.

Representando o Ifac, os professores Diego Viana, Edilene Ferreira, José Júlio César Araújo, Maria Cristina Lobregat e Ricardo Pereira, assim como o coordenador do Mestrado no Acre, Mário Sérgio Lobão, participaram do evento e formação.

O primeiro dia do evento contou com a conferência de abertura sobre “Trabalho como princípio educativo: referência fundamental da EPT”, ministrada pela professora Lucília Regina de Souza Machado, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (ProfEPT- IFRS).

No segundo dia, a coordenadora dos Programas de Pós-Graduação da Área de Ensino na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Ivanise Maria Rizzatti fez uma exposição sobre o tema “Uma reflexão sobre a Avaliação Quadrienal do ProfEPT e os próximos passos”. A programação do seminário também incluiu reuniões de trabalho de grupos de disciplinas obrigatórias e eletivas, mesa redonda e mostra de produtos educacionais de egressos do ProfEPT.

seminario-nacional-proept (2).jpeg

Para o coordenador do ProfEPT/Ifac, esses momentos de encontro nacional do Programa de Mestrado são de suma importância, pois “permitem que um Programa que tem um gigantismo tal como o ProfEPT, e ofertado em rede nacional, mantenha sua identidade e fortalecimento das bases teóricas fundantes e que alicerçam toda a formação dos nossos mestrandos. Além disso, proporciona a imersão dos docentes e troca de experiências entre as quarenta instituições associadas, compartilhando conhecimento e práticas docentes”. Ele reforçou ainda que os professores presentes na formação poderão compartilhar o aprendizado com os demais.

O docente Diego Viana destacou que “esse encontro é um marco importantíssimo para o fortalecimento das bases cientificas, metodológicas e educacionais do mestrado profissional tanto no Ifac quanto em toda a Rede Federal. Sairemos do evento com uma formação mais qualificada para seguir com o ensino gratuito e de qualidade em nossa instituição”.

Já a professora Edilene Ferreira salientou que “participar de um espaço de discussão tão relevante como este possibilita o alinhamento e o aprimoramento de nossa prática enquanto docentes pesquisadores, o que reflete nas pesquisas, produtos educacionais elaborados e na qualidade do programa.”

Com fotos e informações da Coordenação do ProfEPT/Ifac