Ifac realiza seminário dos programas de residência pedagógica e Pibid

publicado: 04/01/2023 18h57, última modificação: 04/01/2023 18h57
Eventos tiveram como objetivo socializar conhecimentos e experiências vivenciadas nos programas durante a pandemia de Covid-19
seminario_pibid_residencia (1).JPG

O Instituto Federal do Acre realizou, em novembro, o III Seminário do Programa Residência Pedagógica e o IV Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Os eventos tiveram por objetivo oportunizar a socialização dos conhecimentos e experiências vivenciadas nos programas na modalidade remota nos anos de 2020 e 2021 e as possibilidades e percalços da articulação teórico-prática em tempos pós-pandêmicos.

Os seminários reuniram estudantes de licenciatura, professores e supervisores no auditório do Campus Rio Branco e contou com transmissão pelo Youtube por meio do qual os acadêmicos e professores dos demais campi puderam acompanhar o debate. No Ifac, os programas de Residência Pedagógica e Pibid são realizados a partir dos subprojetos de Biologia, Matemática e Física dos Campi Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira.

A abertura dos eventos teve a participação da pró-reitora de Ensino do Ifac, Lucilene Acácio, do diretor-geral substituto do Campus Rio Branco, Diego Canízio, do coordenador institucional do programa Residência Pedagógica, José Julio César Araújo, da coordenadora institucional do Pibid, Marcia Moreira e do secretário da Educação, Cultura e Esportes do Acre, Aberson Carvalho de Sousa.

Programação – Na sequência, tiveram início os relatos de experiência. A docente orientadora na área de matemática do programa Residência Pedagógica (edição 2020), Vilma Luisa Barros falou sobre os desafios enfrentados durante a pandemia, quando os trabalhos foram realizados de forma remota já que as escolas estavam fechadas. As experiências dos bolsistas podem ser acessadas em vídeos no canal do youtube Residência Pedagógica IFAC 2020.

Em seguida, a coordenadora do subprojeto de matemática no Pibid (edição 2020), Mara Rykelma Silva fez uma exposição sobre os trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas na produção de materiais de ensino, vídeos, na interação com os alunos das escolas atendidas, entre outros.

Ainda na programação dos seminários, a egressa do curso de Ciências Biológicas, Silvania de Souza fez um relato de sua experiência atuando como supervisora no Pibid durante a pandemia de Covid-19. Em sua fala, ela também falou sobre sua trajetória acadêmica no Ifac, onde foi bolsista no Programa de Iniciação Científica (Pibic) e monitora na disciplina de biologia molecular e celular, ressaltando que essas experiências contribuíram para sua formação profissional. Após concluir a licenciatura no Ifac, ela passou no concurso para professora na rede estadual de ensino e no ano seguinte, foi aprovada no mestrado.

Logo após os relatos, o professor José Julio César Araújo proferiu a palestra sobre “O desafio da recomposição das aprendizagens: Uma análise dos resultados do Estado do Acre nas avaliações externas e censo escolar de 2021”.

Os seminários foram finalizados com a palestra “Pibid no Ifac - A prática educacional: história, experiências e resultados entre a licenciatura e a escola básica”, apresentada pela professora Márcia Moreira.

Os dois programas são ofertados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em regime de colaboração com a rede estadual de ensino, no âmbito do Pibid e o Programa Residência Pedagógica que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, com o desenvolvimento de projetos institucionais nos cursos de licenciatura contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes de nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.