Ifac se destaca no JIF 2022 com equipes de basquete e handebol

publicado: 11/01/2023 17h12, última modificação: 11/01/2023 17h12
Mais de 40 alunos-atletas participam do evento nacional representando o Acre em diversas modalidades
ifac_jif_2022 (1).jpg

Entre os dias 28 de novembro a 02 de dezembro, alunos-atletas de todos os campi do Instituto Federal do Acre participaram dos Jogos dos Institutos Federais (JIF 2022), em São José do Rio Preto - SP. O evento reuniu mais de dois mil estudantes e servidores de 31 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica nesta que foi a primeira edição do JIF após dois anos, em virtude da pandemia de Covid-19.

Para a disputa do JIF 2022, a delegação do Ifac foi escolhida após o Jifac, realizado em Sena Madureira no mês de outubro. Os educadores físicos dos campi se reuniram em um congresso técnico e decidiram quem seriam os representantes na etapa nacional, a partir dos campeões na fase estadual.

A delegação do Ifac no JIF 2022 foi composta por nove servidores e 40 estudantes-atletas que competiram nas modalidades de vôlei de praia masculino e feminino, voleibol masculino, basquete feminino, handebol masculino, futsal masculino, xadrez feminino e masculino e tênis de mesa masculino.

ifac_jif_2022 (2).jpg

De acordo com a Coordenação de Esporte e Lazer do Ifac, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o destaque nos jogos foi para as equipes de basquetebol feminino que ficou com a medalha de prata (2º lugar), fazendo uma campanha de três vitórias em quatro jogos. Outra equipe que se destacou foi a de handebol masculino que chegou às quartas-de-final, com uma campanha de duas vitórias em quatro jogos.

“Participar da competição esportiva mais relevante da Rede Federal, foi uma ótima experiência, da qual tive o prazer de fazer parte integrando a delegação do Ifac. Ver a alegria dos alunos que participaram do Jifac 2022 e foram campeões, tiveram a oportunidade de competir com alunos do Brasil inteiro, conhecendo outras culturas”, declarou a diretora de Extensão e Articulação com a Sociedade, Luana Melo.

ifac_jif_2022 (3).jpg

Para o pró-reitor de Extensão, Fábio Storch, “A participação do Ifac no JIF 2022 é uma grande conquista para os nossos estudantes. Há três anos que não tínhamos participação na nacional, sendo que em 2019 foi devido aos bloqueios no orçamento e em 2020 e 2021 por conta da pandemia. Foi muito gratificante e importante para a formação desses alunos pois alguns iniciaram no Ifac durante a pandemia e já estão no processo de conclusão da sua formação. A Rede Federal está de parabéns pela retomada desse importante evento nacional, foi um sucesso.”

Com informações e fotos da Coordenação de Esporte e Lazer