Notícias

Pesquisa

Ifac sedia I Jornada Formativa do Forprocim

publicado: 17/01/2023 19h32, última modificação: 17/01/2023 19h32
Evento reuniu pesquisadores, licenciandos e formadores de professores no Campus Rio Branco
1_jornada_forprocim (1).jpg

Nos dias 14 e 15 de dezembro, o Ifac Campus Rio Branco sediou a I Jornada Formativa do Forprocim, realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores que Ensinam Ciências e Matemática. O evento ocorreu no formato híbrido, com atividades no auditório do campus e transmissão ao vivo pelo youtube.

A Jornada Formativa do Forprocim teve como objetivo promover o diálogo sobre a prática pedagógica dos docentes formadores com os futuros docentes, oriundos dos cursos de licenciatura das áreas de Ciências e Matemática, frente às demandas do mundo contemporâneo. O evento reuniu pesquisadores, professores formadores e licenciandos em Matemática.

1_jornada_forprocim (2).jpg

A programação teve início com a palestra da coordenadora da Reamec - Polo Cuiabá e professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Gladys Wielewski, com o tema “História da Educação Matemática”. Em seguida, o professor Wagner Valente, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) proferiu a palestra sobre “História da Matemática na Escola”. Ele é presidente do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (Ghemat-Brasil). Ambos os palestrantes são doutores egressos do programa de doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (Reamec).

No segundo dia, os professores Wagner Valente e Gladys Wielewski fizeram exposição sobre o tema “Pesquisas em Educação em Ciências e Matemática”, onde fizeram o relato de experiência da participação no programa da Reamec e falaram de suas trajetórias na pesquisa.

1_jornada_forprocim (3).jpg

O evento também contou com palestra das professoras da Universidade Federal do Acre, Salete Chalub e Simone Chalub, que fazem parte da Coordenação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (Mpecim/Ufac). A jornada formativa ainda contou com uma mesa redonda com egressos da Reamec.

No encerramento da jornada foram feitas homenagens aos professores Wagner Valente, Gladys Wielewski e Marta Pontin, pioneira na formação da Rede e coordenadora geral da Reamec (turma 2019). As homenagens foram feitas pela Coordenação do Mpecim/Ufac e pelo Ifac, através da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. Além disso, o Grupo de Estudos e Pesquisas Forprocim entregou aos professores placas com mensagens de agradecimento pelos serviços prestados no país, seja por meio de publicações de livros e artigos, orientações, projetos e participação em bancas.

1_jornada_forprocim (4).jpg

“É importante trazer eventos para o nosso estado e principalmente quando tem a participação do Ifac. Uma instituição de 12 anos necessita de mais encontros como esse para fortalecer nossos pilares acadêmicos ligados ao ensino, pesquisa, inovação e à extensão. Temos esperança de que venham dias melhores em termos de orçamento para os nossos institutos como forma de fortalecer ainda mais esses eventos de formação continuada”, afirmou o pró-reitor do Ifac, Jefferson Diniz.

Colaborador da Rede, o professor Wagner Valente salientou que o evento “possibilitou uma aproximação dos interesses da formação com a atividade de ensinar, ou seja, a escola. Então, as instituições de ensino em seus cursos de licenciaturas devem se preocupar com os interesses tanto da formação acadêmica, quanto profissional, que está relacionado com a atividade de ensinar na escola. E ainda, em desenvolver palestras relacionadas com a História da Educação Matemática, da História Matemática na Escola, do saber profissional do professor de matemática, que estão relacionados com a articulação entre a matemática a ensinar e a matemática para ensinar, foram fundamentais para compreendermos como isto se constituiu em cada tempo histórico”.

1_jornada_forprocim (5).jpg

A pesquisadora Gladys Wielewski chamou atenção para o fato de que o programa de doutorado da Reamec só é possível de ser realizado porque os formadores doam suas férias para lecionarem nos meses de janeiro-fevereiro e julho, sem ganharem nenhum centavo a mais em seus honorários. Ela ainda destacou que a Reamec, neste período, fortaleceu a formação de pesquisadores e formadores de professores na Região Amazônica, especialmente no âmbito das licenciaturas em Matemática, Física, Biologia, Química e Pedagogia.

De acordo com o líder do Forprocim, Paulo Jose Pereira, “Este evento mobilizou a licenciatura em matemática do Ifac e da Ufac, além do Mpecim da Ufac, sendo um marco para nosso grupo de pesquisa. Ter o Dr. Wagner Valente, pesquisador renomado no país e internacionalmente, pela primeira vez no Acre, poder ouvi-lo sobre a história da educação matemática, a história da matemática na escola e conhecer um pouco mais de como o ensino de matemática passou por transformações ao longo dos tempos; Além de termos também, pela primeira vez em nosso estado, a Dra. Gladys Wielewski, coordenadora da Reamec Polo Cuiabá, uma das pioneiras na rede amazônica, além de trazer importantes dados sobre as pesquisas em história da educação matemática, na Reamec, e os impactos e os resultados alcançados pela rede na região são motivos de exaltação desta rede amazônica.”

O líder do Forprocim finalizou agradecendo o apoio do diretor-geral do Campus Rio Branco, Paulo Roberto e ao pró-reitor Jefferson Diniz, na realização do evento.

Reamec - A rede Reamec trouxe inúmeros impactos para a região amazônica, entre eles o fato de ter formado 180 doutores até dezembro de 2022, dos quais somente dois foram redistribuídos para outra região. Quando a rede foi criada em 2010 o objetivo era formar 120 doutores em dez anos.

“A rede se consolidou na região e o mais importante é que os doutores permanecem nas instituições da região”, garante o professor Paulo José. Ele acrescentou dizendo que o Acre já teve quatro doutores formados pela rede. Durante a I Jornada Formativa do Forprocim foram defendidas duas teses de doutorado, do pesquisador Rogério Moraes Jr., da Ufam e Paulo Jose Pereira, do Ifac. Com isso, o Ifac passa a ter dois doutores formados pela Reamec.

Com informações e fotos do Grupo de Estudos e Pesquisas Forprocim