Notícias

Processo Seletivo 2023/1

Procedimento de heteroidentificação segue até sexta-feira no campus Rio Branco

publicado: 04/01/2023 13h43, última modificação: 04/01/2023 13h56
Etapa faz parte do Processo Seletivo 2023/1 de cursos técnicos; candidatos devem comparecer na unidade nas datas e horários disponíveis no edital
01_4 - processo_seletivo_2023_ifac-materia (1).png

O campus Rio Branco continua, até sexta-feira (06.01), realizando os procedimentos de heteroidentificação para o Processo Seletivo 2023 de cursos técnicos. Os candidatos convocados devem comparecer na unidade do Ifac, localizada no bairro Xavier Maia, nas datas e horários especificados nos editais de convocação, publicados no dia 29 de dezembro de 2022.

As entrevistas, que estão sendo realizada desde o dia 02 de janeiro em todos os campi do Ifac, são destinadas para os candidatos inscritos nas vagas de ações afirmativas e cotas sociais para pessoas pretas, pardas, indígenas e com deficiência.

Os candidatos que não comparecerem à heteroidentificação ou que não comprovarem a sua condição de cor/etnia perante à comissão de heteroidentificação serão reclassificados para as vagas de ampla concorrência, de acordo com a pontuação obtida no processo de inscrição.

Conforme edital, os candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos), que se inscrevam nas vagas L2, L6, L10 e L14, devem, obrigatoriamente, realizar o procedimento de heteroidentificação, que consiste em uma aferição da veracidade da autodeclaração étnica declarada pelo mesmo.

Já os candidatos que se autodeclararam indígena, não passarão pelo procedimento de heteroidentificação, tendo sua autodeclaração analisada pela comissão de análise documental.

O procedimento de heteroidentificação está sendo realizado de forma presencial, por banca formada por três membros e compostas com diversidade racial e de gênero.

Procedimento de heteroidentificação

Para participar do procedimento de heteroidentificação, os candidatos convocados deverão comparecer, com 15 minutos de antecedência, no local, data e hora indicados no edital de convocação.

Deverão portar ainda documento de identificação oficial com foto, além dos formulários de autodeclaração de cor/etnia e autorização do uso da imagem, já preenchidos e assinados.

No caso dos convocados com idade inferior a 18 anos, os responsáveis legais deverão preencher a assinar a autorização de uso de imagem.

De acordo com edital, não será permitida representação por procuração, nem serão aceitos pedidos de segunda chamada para realização do procedimento heteroidentificação. Também não serão aceitas justificativas de qualquer natureza para atrasos ou não comparecimento para o procedimento de heteroidentificação.

Clique nos links abaixo para saber mais informações e baixar os formulários:

Cursos Técnicos Integrados
Informações sobre o Procedimento de Heteroidentificação: https://editais.ifac.edu.br/edital/visualizacao/4415/
Convocados para Procedimento de Heteroidentificação: https://editais.ifac.edu.br/edital/visualizacao/4418/
Formulário de Autodeclaração de Cor/Etnia: https://editais.ifac.edu.br/edital/visualizacao/4419/
Formulário de Autorização de Uso de Imagem: https://editais.ifac.edu.br/edital/visualizacao/4421/  

Cursos Técnicos Subsequentes
Informações sobre o Procedimento de Heteroidentificação: https://editais.ifac.edu.br/edital/visualizacao/4426/
Convocados para Procedimento de Heteroidentificação: https://editais.ifac.edu.br/edital/visualizacao/4429/
Formulário de Autodeclaração de Cor/Etnia: https://editais.ifac.edu.br/edital/visualizacao/4430/
Formulário de Autorização de Uso de Imagem: https://editais.ifac.edu.br/edital/visualizacao/4431/