Campus Rio Branco

Profissão de Tecnólogo em Processos Escolares já é reconhecida por lei no Acre

publicado: 10/01/2023 12h46, última modificação: 10/01/2023 12h54
Desde outubro de 2022, os profissionais formados pelo Ifac contam com reconhecimento legal para atuar no setor público estadual de ensino
imagens_materias_capa - 2023-01-10T104450.736.png

Os profissionais formados no curso superior de Tecnologia em Processos Escolares, do Instituto Federal do Acre (Ifac), já contam com reconhecimento legal. A validação da profissão foi publicada em outubro do ano passado, após a Assembleia Legislativa aprovar por unanimidade o reconhecimento da profissão.

Conforme explica a coordenadora do curso no campus Rio Branco, professora Alcilene Oliveira Alves, para que a lei de reconhecimento fosse sancionada e publicada, servidores e estudantes do Ifac atuaram junto à Assembleia Legislativa.

“A coordenação do curso superior de Tecnologia em Processos Escolares, sob a minha orientação, organizou, junto com os graduandos do curso diversas reuniões com deputado estadual Edvaldo Magalhães, com o objetivo de elaborar uma proposta que fizesse a inserção desse profissional no plano de carreira do Estado e para que os alunos pudessem participar de editais de concursos estaduais”.

Clique e acesse a edição do Diário Oficial que reconhece a profissão de tecnólogo em Processos Escolares no Acre

imagens_materias_capa - 2023-01-10T104042.543.png

Além disso, explica a docente, em 2022 também ocorreu audiência pública que contou com a participação da comunidade e representantes da Comissão de Serviço Público, Trabalho e Municipalismo, da Assembleia Legislativa do Acre, além de estudantes do Ifac, docentes, gestores de Ensino do campus Rio Branco e representantes da reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos.

Alcilene Alves destaca ainda que após a audiência pública, o campus Rio Branco formou uma comissão, que foi responsável por propor mudanças na Lei de Cargos e Carreira do Estado, com objetivo de contemplar a inserção dos profissionais da área de Processos Escolares.

Na época, a comissão foi composta pelas professoras Claudia Ferreira de Almeida e Dirlei Fachinello, como também pela ex-aluna do curso de Processos Escolares do Ifac, Libia Almeida.

“A proposta foi apresentada pelo deputado Edvaldo Magalhães e passou por análises. Contudo acabou sofrendo veto do governador Gladson Cameli. Porém, em sessão realizada na Assembleia Legislativa, no dia 13 de setembro de 2022, por unanimidade dos parlamentares presentes, o veto foi derrubado”, destacou Alcilene Alves.

imagens_materias_capa - 2023-01-10T104501.186.png

A publicação no Diário Oficial do Acre, sobre o reconhecimento da profissão de tecnólogo em Processos Escolares no Estado, aconteceu no dia 11 de outubro de 2022. O texto da Lei Estadual nº 3.982/2022 reforça que a pessoa com formação superior em Tecnologia em Processos Escolares fica reconhecida “como profissional do ensino público estadual que desempenha atividades correlatas às atividades de ensino e aprendizagem em unidades escolares ou em órgãos centrais ou intermediários do sistema estadual de ensino”.

Curso Superior de Processos Escolares

O Instituto Federal do Acre é a primeira instituição do Brasil a ofertar o curso superior de Processos Escolares. As aulas e atividades da primeira turma de Processos Escolares no país tiveram início em 2012, por meio de parceria entre o Ifac e o Governo do Estado. Além dos alunos em Rio Branco, uma turma também foi iniciada em Cruzeiro do Sul, totalizando 80 estudantes no estado.

Em novembro de 2015, os primeiros profissionais do país receberam o diploma, em cerimônia realizada no auditório da Secretaria de Estado do Educação, em Rio Branco. Na sequência foi a vez dos formandos em Cruzeiro do Sul.

De lá para cá, o Ifac tem ofertado novas vagas, de forma semestral, para o curso de Processos Escolares. Com inscrições abertas neste momento, o Processo Seletivo 2023/1 soma 40 vagas para o referido curso superior, no campus Cruzeiro do Sul, com aulas no período noturno.

O profissional formado na área de Processos Escolares é habilitado para atuar com planejamento, coordenação e operacionalizar de atividades organizacionais dos espaços educativos, com foco na otimização da capacidade escolar para alcançar os objetivos e metas educacionais e de qualidade da educação.

Para realizar o curso, que conta com duração de três anos, é preciso ter concluído o Ensino Médio.

- Saiba aqui mais informações sobre o curso ofertado no campus Cruzeiro do Sul

- Saiba aqui mais informações sobre o curso ofertado no campus Rio Branco;

(Foto da capa: Agência Aleac)