Inovação

NIT apresenta Política de Inovação do Ifac a professores

publicado: 26/07/2023 15h14, última modificação: 26/07/2023 15h14
Equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica participou da Jornada Pedagógica do Campus Rio Branco
politica de inovacao jornada pedagogica.png

A equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Ifac apresentou a Política de Inovação, aprovada pela Resolução Consu/Ifac nº 99/2022, aos professores que participaram da Jornada Pedagógica do Campus Rio Branco, no dia 20. O NIT é um setor vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação.

Acesse a Política de Inovação do Ifac

Durante o evento, o coordenador das Incubadoras do Ifac (Coinc), Fabio Pereira, abordou os trabalhos desenvolvidos pelas incubadoras e Laboratórios Maker das cinco regionais do Acre, reforçando a importância dessas iniciativas no cenário da inovação. Thais Diniz, coordenadora da Incubadora de Empresas do Ifac Campus Rio Branco (Incubac), apresentou os resultados e trabalhos realizados com os bolsistas e as startups.

A diretora do NIT, Herika Montilha, compartilhou o documento, destacando os temas relacionados à Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia no Instituto Federal do Acre.

Para o coordenador de Propriedade Intelectual e Inovação (Copii) do Ifac, Marcelo Florentino, a Política de Inovação é um marco fundamental para todos os servidores da instituição e abre as portas para a criatividade, a pesquisa e o desenvolvimento de soluções tecnológicas que impactam diretamente a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo. Ele salientou ainda que, por meio da Política de Inovação, o Ifac fortalece sua capacidade de transformar ideias em ações concretas, impulsionando o avanço científico e tecnológico em prol do desenvolvimento socioeconômico da região, e que é um convite à inovação.

Outra temática relevante apresentada pelo NIT foi a viabilização de Prestação de Serviços e Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em parceria pelos servidores efetivos. A Resolução Consu/Ifac nº 111/2022 e a Instrução Normativa nº 02/2022 orientam essas ações.

A participação de empresas e instituições privadas em projetos do Ifac também foi abordada, destacando os diferentes fluxos para parcerias com e sem repasse de recursos, inclusive com a utilização de Fundação de Apoio, proporcionando maior clareza e efetividade nas ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Para finalizar, foram apresentadas as oportunidades proporcionadas pelo credenciamento do Ifac ao Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda), que oferece acesso a programas prioritários na área de atuação da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Esses programas são projetos estratégicos que contribuem significativamente para o desenvolvimento regional.

“O credenciamento ao Capda é uma porta para projetos estratégicos na Amazônia, impulsionando o desenvolvimento regional e científico do Ifac”, afirma a diretora do NIT, Herika Montilha.

Para a gestora, “A Jornada Pedagógica foi uma ocasião enriquecedora para os servidores do Ifac, que puderam conhecer de perto as ações e estratégias que visam impulsionar a inovação, a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico na instituição e na região. Além disso, a Política de Inovação apresentada revela o compromisso do Ifac em contribuir com o avanço científico e tecnológico, promovendo o desenvolvimento socioeconômico e fortalecendo parcerias que impulsionam o crescimento sustentável da comunidade acadêmica e da sociedade como um todo”.

Para mais informações sobre a Política de Inovação do Ifac e temas relacionados à Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, é possível entrar em contato com o NIT/Ifac através do e-mail: proinp.nit@ifac.edu.br.

Com texto e foto do NIT/Ifac

Formulário de Comunicado de Invenção

Etapas do Pedido de Patente (PDF)

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents