Planetário móvel é uma das atrações do Ifac na Expoacre

publicado: 30/07/2023 23h44, última modificação: 30/07/2023 23h44
Durante a visita ao estande do Instituto Federal do Acre (Ifac), o visitante conhecerá o Circuito de Ciências, que conta com o Planetário Móvel
Expoacre_2023 (1).jpeg

O Instituto Federal do Acre (Ifac) está presente na maior feira de negócios e agronegócios do Acre, a Expoacre 2023. Uma das atrações do estande do Ifac, é o “Circuito de Ciências”, do Campus Rio Branco e Campus Baixada do Sol.

O Circuito de Ciências” do Ifac na Expoacre está sendo organizada pela Pró-reitoria de Extensão, por meio da Diretoria de Extensão Tecnológica, do Campus Rio Branco e do Campus Baixada do Sol e é coordenada pelos docentes Alcilene Balica, Bruno Ferreira, Cleyton Assis e Wilson Lacerda, e também participam como monitores 20 alunos, três egressos do Ifac e um colaborador externo.

Expoacre_2023 (2).jpeg Expoacre_2023 (3).jpeg

Durante a realização da Expoacre, no período de 30 de julho a 6 de agosto, o “Circuito de Ciências” realizará sessões do Planetário Móvel apoiadas em um dos recursos dos projetores digitais, que é a exibição de filmes em formato específicos para projeções em cúpulas e apresentará ações experimentais diversas.

No estande, o visitante conhecerá a Mostra de aparatos experimentais (Física moderna e óptica); Observação do céu com telescópios de alta resolução; Mostra de foguetes; Mostra de paquímetros e atividades correlatas; Mostra Antena Parabólica; Mostra - Experimentos de Física Clássica; Mostra Experimentos de astronomia e astronáutica; Jogos de Matemática; Exposição Banners, troféus e medalhas.

Expoacre_2023 (5).jpeg Expoacre_2023 (4).jpeg

O Planetário Móvel é utilizado para realizar a difusão do conhecimento de Astronomia que consiste em um ambiente de simulação de fenômenos que ocorrem no Universo. O Planetário é móvel, com domo inflável de 6m (seis metros) de diâmetro, climatizado com 3 ares-condicionados, sistema de sonorização, sessões que contemplam filmes e projeções no formato fulldome (360º X 180º) e adaptado para cadeirantes.

As sessões no planetário são realizadas a partir de temas específicos, dependendo do contexto científico na época, como a Lua; o Sistema Solar; a História do Calendário; Formação do Universo; os 100 anos da comprovação da teoria da relatividade; são interativas, multimídia, lúdicas, divertidas e permitem maior assimilação do conhecimento pelo público, independentemente da idade ou qualquer outra condição física, social.

Expoacre_2023 (6).jpeg