Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Estudantes do Ifac recebem menção honrosa em concurso internacional de empreendedorismo

publicado: 20/06/2023 13h40, última modificação: 20/06/2023 13h40
O evento aconteceu no mês de junho e reuniu equipes de todo o mundo com propostas de projetos inovadores
imagens_materias_capa - 2023-06-20T113827.179.png

Estudantes do campus Rio Branco do Instituto Federal do Acre (Ifac) conquistaram reconhecimento internacional no Prêmio Internacional Poliempreende, um concurso de empreendedorismo que reúne equipes de todo o mundo com propostas de projetos inovadores. A equipe Eipouh Solutions, responsável pelo desenvolvimento de um sensor de alerta de enchentes, recebeu menção honrosa durante a cerimônia realizada na última quinta-feira (15.06).

O Poliempreende é uma competição direcionada a Instituições de Ensino Superior Politécnico, cujo principal objetivo é fomentar uma cultura empreendedora nas universidades, incentivando o desenvolvimento e a promoção de ideias inovadoras, bem como valorizando o conhecimento gerado. Os estudantes do Ifac participaram de forma remota, apresentando projetos por meio de pitchings online.

Para chegar ao concurso internacional, os estudantes do campus Rio Branco passaram pelo Desafio de Ideias, promovido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). A segunda fase contou com a parceria interinstitucional do Núcleo Incubador do Ifes – Campus Vila Velha (InovaVila), que contribuiu para a consolidação da participação dos alunos e alunas do Ifac no Prêmio Internacional Poliempreende.

"O reconhecimento internacional conquistado pelos estudantes do Ifac demonstra a qualidade da formação oferecida pela instituição e a capacidade dos alunos em transformar conhecimento em soluções inovadoras. Parabenizamos a equipe Eipouh e todas as equipes participantes pelo excelente desempenho no Prêmio Internacional Poliempreende", declarou a diretora do NIT, Hérika Montilha.

Já a docente e coordenadora da Incubadora de Empresas do Ifac, professora Thaís Drummond, ressaltou que "o Ifac continua incentivando o empreendedorismo e o desenvolvimento de ideias inovadoras entre seus estudantes e a sociedade, contribuindo para a formação de profissionais preparados e engajados com as demandas da sociedade e do mercado”.

Confira abaixo os projetos e seus participantes:

Equipe Eipouh Solutions (Menção Honrosa)
Produto: Ihidro Sensor - Sensor de Alerta de Enchentes
Participantes: Manuele Miranda, Anthony Gabriel e Quétila Gaspar – estudantes dos cursos superiores de Administração e de Matemática, do campus Rio Branco.

"Nosso projeto tem o potencial de fornecer um aviso rápido e preciso às comunidades de baixa renda que vivem próximas a rios e igarapés, reduzindo os prejuízos causados pelas enchentes. Ao possibilitar que essas pessoas se preparem e se protejam antecipadamente, podemos não apenas preservar vidas, mas também evitar danos materiais significativos, contribuindo para a resiliência e segurança dessas comunidades." (Manuele Miranda - estudante do curso de bacharelado em Administração  - 7º Período)

Equipes do Ifac que participaram da 2ª fase do Prêmio Internacional Poliempreende:

- Equipe 360º: Produto App FaceMat. Participantes: Samia Rubi de Lima Tananta, Lucas Nascimento da Silva e Ana Júlia Costa de Brito (estudantes do curso de Licenciatura em Matemática);

- Equipe Tudo é Possível: Produto App MoveBus. Participantes: Karina Antunes de Oliveira e Ana Clara de Santana Campos (estudantes do curso de bacharelado em Administração).

equipe nit 1.jpg
Equipes acreanas que participaram do Poliempreende, na cidade de Vila Velha (ES)

equipe nit 2.jpg
Equipes do Institutos Federais do Acre e do Espírito Santo que participaram do Poliempreende