REITORIA

Ifac assina Acordo de Cooperação com a Universidade de Lisboa

publicado: 23/06/2023 22h05, última modificação: 24/06/2023 14h24
O primeiro protocolo de intenção assinado, após o Acordo de Cooperação, é para a implantação do Projeto “Nós Propomos!” no campus Rio Branco
Acordo de cooepração_Ifac_Universidade de Lisboa (1).jpeg

O Instituto Federal do Acre (Ifac) consolida mais uma parceria que vai fortalecer a Política de Internacionalização, na semana do 13º aniversário de atividades: a assinatura, nesta sexta-feira (23.06), do Acordo de Cooperação Geral com a Universidade de Lisboa, que tem como objetivo realizar, conjuntamente, atividades acadêmicas, científicas e culturais.

Com o acordo, as duas instituições também assinaram o Protocolo de Intenção para a implantação do Projeto “Nós Propomos!” criado e coordenado pelo professor da Universidade de Lisboa, Sérgio Claudino. “Esta parceria abre possibilidades de desenvolver, no Ifac, a cidadania territorial, que fortalece o papel da instituição de formar cidadãos comprometidos em resolver os problemas locais”, disse.

Acordo de cooepração_Ifac_Universidade de Lisboa (13).jpeg Acordo de cooepração_Ifac_Universidade de Lisboa (11).jpeg

Política de Internacionalização – Rosana Cavalcante dos Santos destacou que a assinatura do acordo amplia as possibilidades de pesquisa conjunta, projetos de cooperação científica e que fortalece a Política de Internacionalização do Ifac e a tríade ensino, pesquisa e extensão. “A internacionalização promovida por esse acordo fortalece nossa Política de Internacionalização, aumenta a oferta de intercâmbio e contribui para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos envolvidos. Além disso, esta parceria contribui para o fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão".

Fábio Storch, pró-reitor de Extensão, disse que a assinatura demonstra o comprometimento e o envolvimento das instituições em estender seus conhecimentos e recursos à comunidade, promovendo um impacto positivo na sociedade através de ações de extensão. "Estou confiante de que essa parceria fortalecerá nossos laços com a comunidade e proporcionará oportunidades valiosas de aprendizado e crescimento para todos os envolvidos".

Acordo de cooepração_Ifac_Universidade de Lisboa (35).jpeg Acordo de cooepração_Ifac_Universidade de Lisboa (26).jpeg

Sérgio Claudino destaca que a escola, a universidade, o Instituto Federal são entidades financiadas com recursos públicos que precisa apresentar propostas de soluções para os problemas da comunidade. “Portanto há aqui uma lógica retributiva. A cidadania territorial quer dizer que nós somos responsáveis pela participação na resolução dos problemas da comunidade. Nós somos adeptos de um modelo de governança, no sentido de que as decisões não são tomadas apenas pelos outros entes, mas com a participação da comunidade”.

O professor Cleilton Sampaio, que conheceu o professor Sérgio Claudino durante seu doutorado sanduíche em Portugal, destaca a importância da implantação do projeto no Ifac. “Com este projeto, concretizamos o que discutimos nas aulas de Teorias e Prática de Educação, sobre a construção do conhecimento, sobre a construção cognitiva do conhecimento e também coloca em prática as metodologias ativas. Esta é uma forma interessante de aprendizagem, na atualidade, pois a aprendizagem é baseada em problemas e também nos estudos de caso”.

Acordo de cooepração_Ifac_Universidade de Lisboa (3).jpeg Acordo de cooepração_Ifac_Universidade de Lisboa (17).jpeg

O diretor de Relações Internacionais, Luiz Eduardo Guedes, enfatiza que esta parceria estratégica oferece diversas vantagens significativas, tanto para o Ifac quanto para os estudantes e pesquisadores envolvidos no projeto. “A colaboração com uma universidade reconhecida internacionalmente, como a Universidade de Lisboa, proporciona oportunidades de intercâmbio acadêmico, compartilhamento de conhecimento e experiências culturais enriquecedoras”.

Estiveram presentes na assinatura do acordo de cooperação, a reitora Rosana Cavalcante dos Santos, o pró-reitor de Extensão (Proex), Fábio Storch, o diretor Sistêmico de Relações Internacionais (DSRI), Luiz Eduardo Guedes, a Secretária Executiva da DSRI, Cláudia Scalabrim da Silva, o coordenador de Internacionalização, Diego Oliveira Rebouças, o assessor da Reitoria, Jefferson Bissat Amim e o prof. Cleilton Sampaio que será o coordenador do projeto no Acre.