Campus Rio Branco

Ifac realiza seminário sobre ensino no Brasil e em Portugal

publicado: 27/06/2023 13h06, última modificação: 27/06/2023 13h06
Evento, que aconteceu no campus Rio Branco, contou com a participação do professor Sérgio Claudino, da Universidade de Lisboa
imagens_materias_capa - 2023-06-23T145756.113.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio do grupo de pesquisa Relações Sociais em Educação e o curso de mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), realizou o I Seminário sobre Ensino no Brasil e em Portugal, nos dias 26 e 27 de junho, no campus Rio Branco.

O evento teve como objetivo central discutir temáticas envolvendo as teorias educacionais contemporâneas, dentre elas as chamadas metodologias ativas. “O seminário acabou por ser um momento de discussões sobre as teorias envolvendo o processo de ensino e aprendizagem, assim como também um espaço para apresentar e refletir sobre práticas na área da educação”, ressaltou o docente e organizador do evento, Cleilton Sampaio.

WhatsApp Image 2023-06-27 at 11.03.02.jpeg

Ainda de acordo com o professor, as discussões propostas para o seminário também tiveram como foco o diálogo sobre os êxitos e desafios no ensino desenvolvido no Ifac.

“As práticas pedagógicas visam não só uma aprendizagem com qualidade, mas também o desenvolvimento de habilidades. Nesse sentido, achamos essencial apresentar tais discussões para nossos alunos do ensino médio e superior, como também para servidores. Sempre destacamos que precisamos melhorar a qualidade do ensino e envolver toda a comunidade acadêmica, acredito que o seminário teve esse objetivo”, afirmou Cleilton Sampaio.

O evento, que aconteceu no auditório do campus Rio Branco, contou com a presença e participação do professor português e criador da metodologia ativa “Projeto Nós Propomos”, Sérgio Claudino. O docente, que atua na Universidade de Lisboa, ministrou a palestra “O protagonismo dos estudantes no exercício da cidadania: o projeto Nós Propomos”.

Durante sua apresentação, Sérgio Claudino agradeceu a oportunidade de integrar o evento e reforçou a importância da parceria entre Portugal e o Brasil, por meio das atividades desenvolvidas no Ifac. O evento ainda contou com a participação do coordenador do ProfEPT/Ifac, Luís Pedro de Melo Plese, e do professor Luís Antônio de Pinho.

WhatsApp Image 2023-06-27 at 11.02.36.jpeg

Na última sexta-feira (23.06), o Ifac assinou um acordo de cooperação geral com a Universidade de Lisboa, com objetivo de realizar atividades acadêmicas, científicas e culturais, como também um protocolo de intenção para implementação do projeto “Nós Propomos” no Ifac.

O projeto “Nós Propomos”, que já é desenvolvido em diversas instituições de Portugal e do Brasil, como também na Espanha, Colômbia, Peru e México, tem como foco mobilizar a realização de estudo de caso para a identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de resolução. As proposições são realizadas pelos estudantes que integram as instituições parceiras da ação.