Campus Rio Branco

Acadêmicos do Campus Rio Branco conhecem a carreira diplomática

publicado: 31/05/2023 16h56, última modificação: 31/05/2023 17h00
Ifac recebeu a diplomata Patrícia Camargo, que apresentou o Programa de Ações Afirmativas do Instituto Rio Branco
diplomata_riobranco (1).jpg

Estudantes do curso superior de Administração do Instituto Federal do Acre participaram de uma palestra sobre a carreira diplomática no Brasil. O evento ocorreu na segunda-feira, dia 29, no auditório do Campus Rio Branco. A palestra foi ministrada pela diplomata Patrícia Camargo.

A palestrante apresentou informações sobre o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD), as atividades desenvolvidas no Instituto Rio Branco (IRBr), ligado ao Ministério das Relações Exteriores. Ela ainda explicou sobre a carreira e a profissão de diplomata no Brasil, além de compartilhar sua trajetória acadêmica e profissional com os estudantes do Ifac.

diplomata_riobranco (2).jpg

Outro ponto abordado pela diplomata foi a baixa representatividade da Região Norte na carreira diplomática e o Programa de Ações Afirmativas do IRBr, que concede bolsas de estudos para que pessoas negras se preparem para o CACD.

Indígena do Povo Shanenawa, Gemina Brandão Borges, é aluna do 3º período de Bacharelado em Administração no Ifac. Ela assistiu a palestra e elogiou a iniciativa do Instituto Rio Branco, destacando a importância de incluir os povos originários na política de ações afirmativas. “É um cargo de suma importância, a pessoa é o cartão postal do país, por isso a diversidade de pessoas deve ser representada”, comentou.

diplomata_riobranco (3).jpegPara a coordenadora do curso de Administração, Pollyana Rufino, a palestra foi inspiradora. “Gostaria de ter tido a oportunidade que nossos alunos estão tendo hoje de conhecer a carreira diplomática e tudo o que ela envolve. Patrícia apresentou de maneira simples e dinâmica a complexidade dessa carreira tão importante para o desenvolvimento de nosso país, e melhor, provou ser possível e necessária uma maior participação da região Norte no Itamaraty.”

O diretor geral do Campus Rio Branco, Paulo Roberto Souza, agradeceu a diplomata Patrícia Camargo e externou sua satisfação com a palestra e com o entusiasmo dos estudantes. A expectativa é que os estudantes do ensino médio integrado possam participar da palestra em uma próxima oportunidade.

diplomata_riobranco (4).jpeg

Sobre a palestrante - Patrícia Camargo é graduada em Direito, pela Universidade Federal de Rondônia, tem pós-graduação em Relações Internacionais e, atualmente, é mestranda em Relações Internacionais, pela Universidade da Integração Latino-Americana.

Com fotos e informações do Campus Rio Branco

registrado em: