Notícias

Campus Rio Branco

Apoio familiar contribui para uma melhor trajetória acadêmica

publicado: 16/05/2023 13h21, última modificação: 16/05/2023 13h37
Familiares marcaram presença e realizaram homenagens para formandos, durante cerimônia de colação de grau do campus Rio Branco
imagens_materias_capa - 2023-05-16T110650.513.png

A realização de um curso superior traz mais possibilidade profissionais, auxilia no crescimento pessoal, na busca por melhores salários, além de oportunizar uma vivência e compartilhamento de experiências. Porém, o caminho até o diploma conta com desafios, algumas renúncias e muita dedicação. E ter o apoio da família é essencial para percorrer esta fase com mais tranquilidade, disposição e segurança.

Conforme explica a psicóloga do Instituto Federal do Acre (Ifac), Maria Freire da Costa, “com a família nos incentivando, o caminho da graduação fica mais fácil de ser percorrido. Esse suporte nos dá energia e credibilidade para que tenhamos êxito. Saber que não estou sozinho nesse percurso, que vai ser para uma boa parte da minha vida, faz uma grande diferença. E ter com quem compartilhar isso no final, é muito importante”.

16_1.png   21.png

No último dia 05 de maio, mais de 70 estudantes do campus Rio Branco receberam os diplomas, durante a colação de grau dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Logística, Matemática, Processos Escolares e Sistemas para Internet. O evento, dedicado aos novos profissionais acreanos, contou com presenças especiais: pais, mães, filhos e filhas, madrinhas e padrinhos, tios e tias, avós. Os familiares vibraram e se emocionaram ao longo de toda a cerimônia.

“Quando entendemos a família e a educação como importantes bases para a nossa vida, temos dois setores sociais que nos auxiliam a ser cidadãos melhores. É esse conjunto de forças que acredita em nós e diz: Vá! Você é capaz. E, então, você chega ao final do curso consciente de que, sim, é capaz. Daquele momento em diante, o seu retorno social será ainda mais relevante, pois você foi apoiado e fez valer esse apoio”, ressalta Maria Freire.

24.png   imagens_materias_capa - 2023-05-16T110650.513.png

Denisia Pereira Berto, que concluiu o curso de Licenciatura em Matemática, comemorou o momento com aqueles que a acompanharam durante os quatro anos de graduação. Os pais, irmãos, sobrinhos, tias e tios, marido e cunhados vibraram quando a jovem subiu ao palco para receber o diploma.

“Fazer Matemática era um sonho, mesmo já tendo duas faculdades. Sou apaixonada pela área desde quando era criança. Sempre gostei dos números e quero muito atuar como professora para poder ensinar outras pessoas o gosto pelos números”, afirma Denisia Berto.

Ela conta ainda que o apoio dos familiares, durante sua caminhada acadêmica no Ifac, contribuiu para a sua formação e dedicação em seguir estudando.

“Durante os anos de estudo participei de eventos, seminários, apresentações, como também fui bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Era um pouco puxado, pois tinha que estudar e trabalhar. Quando sobrava um tempo, visitava meus pais, por exemplo. Muitas vezes não consegui ir até eles, devido ao trabalho e a faculdade, mas o apoio que obtive deles e da minha família foi muito importante. Prezo muito pela convivência com todos eles”, afirmou a nova licenciada em Matemática. 

17.png   18.png

Apoio do início ao fim

Conforme explica Maria Freire, o caminho no ensino superior é composto de várias etapas. A primeira delas é a escolha do curso, da área em que a pessoa deseja se formar. “Partimos da dúvida de saber para onde vou, qual o curso vou escolher, se a minha escolha por essa formação tem como propósito a questão financeira, ou por achar a profissão muito bonita, ou ainda por influência familiar. São situações distintas que compõem o nosso caminho acadêmico já no início e a família também estará presente neste contexto, seja em meio a diversidades ou para dar 100% de apoio”.

Passado o momento inicial, conforme explica a psicóloga, a presença familiar seguirá sendo importante para a construção da vida acadêmica. Segundo Maria Freire, o respeito, a compreensão e o apoio emocional vão contribuir para uma caminhada mais tranquila e segura.

19.png   20.png

“A família faz toda a diferença quando, por exemplo, tenho com quem contar na hora de me auxiliar no cuidado com os filhos, ou com as questões financeiras, na compreensão de que não estarei presente em todos os momentos com a família, ou ainda quando acreditam que a minha carreira pode não ser a melhor remunerada para o mercado de trabalho, mas é aquela que integra o meu sonho. Não vencemos sozinhos. A família é um núcleo importante quando nos referimos ao nosso futuro”.

Maria Freire ainda destaca que o apoio familiar contribui para a permanência na educação superior, contrariando assim as estatísticas. Dados da pesquisa Mapa do Ensino Superior no Brasil (2021), realizada pelo Instituto Semesp, apontam que 18,4% dos discentes de cursos presenciais da rede pública deixaram os estudos em 2019. No Acre, o percentual é de 28,5% durante o mesmo período.

22.png   23.png

“Saber que não estou sozinho ao longo desta caminhada faz uma grande diferença, inclusive para o meu processo de permanência nos estudos. E ter com quem compartilhar isso ao longo dos anos e ao final é essencial, pois sou uma pessoa que começou a vida acadêmica de uma maneira e, agora, ao final da graduação serei uma versão melhorada, devido às histórias que foram me compondo ao longo deste processo”, destaca a psicóloga do Ifac.

Além da presença da família ao longo do percurso acadêmico, o Instituto Federal do Acre também disponibiliza auxílios financeiros para que os estudantes se mantenham em atividade nos cursos técnicos e superiores, como também realiza atendimentos sociais. Por meio dos Núcleos de Assistência ao Estudante (Naes), que estão presentes em todos os campi do Ifac, os alunos encontram um ambiente de apoio e diálogo, que também é estendido aos familiares. Dessa forma, a instituição também contribui para que os estudantes permaneçam e tenham êxito no caminho da educação.