Extensão

Campus Rio Branco ganha painéis de grafite assinados por artistas locais e nacionais

publicado: 01/05/2023 20h38, última modificação: 02/05/2023 09h27
As artes foram produzidas no mês de março, durante a 2ª edição do Acre Graffiti, que foi organizada pelo grupo TRZ Crew Graffiti e Arte
imagens_materias_capa (36).png

As paredes do ginásio poliesportivo Juliana Dantas, localizado no campus Rio Branco, do Instituto Federal do Acre, ganharam mais cores e novos significados, graças aos artistas participaram do Acre Graffiti 2023, realizado entre os dias 25 e 27 de março. Os traços grafitados são assinados por profissionais que atuam nos municípios acreanos e demais locais do país.

Realizado desde 2022, o Acre Graffiti é um evento internacional de grafitagem coletiva que reúne artistas de vários lugares do Brasil e outros países, com obras que modificam os espaços e geram impacto social pela simbologia. Desde a primeira edição, o Instituto Federal do Acre é parceiro da atividade, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

WhatsApp Image 2023-03-30 at 11.15.47.jpeg   WhatsApp Image 2023-03-30 at 11.15.48 (1).jpeg

WhatsApp Image 2023-03-30 at 11.15.48.jpeg

Este ano, grafiteiros e grafiteiras do Acre, Ceará, Bahia, Santa Catarina, Rondônia e outros estados brasileiros registraram sua arte nas paredes do campus Rio Branco. Foram cerca de três dias entre cores, traços, tintas em spray e látex.

Um dos artistas que marcou presença foi Hirlan Moura, que é graduado em Artes Visuais pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Além de deixar seus traços no Acre, o jovem ressaltou a importância das instituições da Rede Federal para compartilhamento da arte.

WhatsApp Image 2023-05-01 at 18.17.34.jpeg  WhatsApp Image 2023-03-30 at 11.15.49 (1).jpeg

“Os Institutos Federais têm uma importância para o ensino e para além dele. Temos a oportunidade de acessar cultura e arte. Entender isso é poder expandir. A arte pode salvar. Espero que minha arte possa ajudar a incentivar outras pessoas”, destacou Hirlan Moura.

Outro artista que deixou sua marca nas paredes do ginásio poliesportivo do campus Rio Branco foi o muralista e artivista ambiental Diogo Galvão. Direto da Bahia e em parceria com o projeto Baleia Jubarte, o artista visual registrou a beleza do mamífero marinho que pode chegar até os 16 metros e pesar cerca de 40 toneladas.

galvao_grafite2.jpeg   galvao_grafite.jpeg

Para Junior TRZ, um dos responsáveis pela organização do Acre Graffiti 2023, a parceria com o Ifac é uma maneira de propagar, divulgar e fortalecer o movimento de grafite no Acre. “Gratidão a todos. Os apoios são importantes e temos muito a desenvolver com todos vocês. É uma satisfação que nossa arte aconteça e que possamos propagá-la”.

De acordo com o pró-reitor de Extensão do Ifac, Fábio Storch, trazer a arte para dentro dos campi é um dos objetivos da instituição. “Por meio de projetos e parcerias com diversas instituições sociais, como a que temos com o Acre Graffiti, estamos fortalecendo a diversidade artística e cultural presente no Acre. Os painéis no campus Rio Branco são reflexo desse compromisso que temos mantido com os movimentos sociais e artísticos, em reforçar a importância da cultura em nossa instituição e na sociedade”.

WhatsApp Image 2023-05-01 at 18.14.54 (1).jpeg

Para o diretor geral do campus Rio Branco, Paulo Roberto de Souza, ter o ginásio poliesportivo tomado de artes é privilégio. “Em cada ação realizada no campus vamos fortalecendo o compromisso do Ifac que vai além de formar novos profissionais para o mercado de trabalho. Nosso objetivo é também formar cidadãos, pessoas com consciência crítica e conhecimento diverso. Por isso, ter em nosso campus os registros artísticos da arte urbana é um privilégio para todos os alunos, servidores e a comunidade”.

A participação do Ifac no Acre Graffiti também foi registrada na cerimônia de abertura da edição 2023, realizada no dia 24 de março, na sede da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), com a presença do pró-reitor de Extensão, que representou a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos. No evento também estavam presentes o ex-deputado estadual, Daniel Zen, o diretor da FGB, Pedro Henrique Lima e Silva, a diretora de Extensão e Articulação com a Sociedade, Luana Oliveira de Melo, a coordenadora de Arte, Cultura e Cidadania, Mariete Buriti de Souza, além dos artistas e demais participantes do evento.

WhatsApp Image 2023-05-01 at 18.14.54.jpeg