Campus Xapuri

Campus Xapuri abre inscrições para IV Semana do Meio Ambiente

publicado: 18/05/2023 14h28, última modificação: 18/05/2023 14h28
O evento acontecerá entre os dias 05 a 07 de junho e contará com a presença de palestrantes nacionais e internacionais
_SMA_Matérias_Site_.png

O campus Xapuri, do Instituto Federal do Acre (Ifac), está com inscrições abertas para a IV Semana do Meio Ambiente. O evento, que será realizado entre os dias 05 e 07 de junho, é gratuito e aberto para toda comunidade. Nesta edição, as atividades serão realizadas, em sua maioria, no formato presencial, com a presença de participantes nacionais e internacionais.

Clique aqui e se inscreva

Com o tema “Suas ações hoje garantem o futuro das próximas gerações”, a Semana do Meio Ambiente tem como objetivo trabalhar de forma interdisciplinar a Educação Ambiental. A ideia, conforme explica a coordenadora do evento, professora Alana Chocorosqui, é envolver discentes de todos os níveis, servidores e a comunidade em geral nas diversas temáticas que serão discutidas ao longo do evento.

Todos os participantes da IV Semana do Meio Ambiente receberão certificado.

Confira abaixo a programação:

05 de junho
15h: Abertura da IV Semana do Meio Ambiente;
15h30: Palestra “Oportunidades e desafios para a restauração florestal em Xapuri” – Andréa Alechandre da Rocha (Parque Zoobotânico – Ufac);
18h30: Palestra “Meio ambiente na fronteira” – Mirella Rosa Luz Gavidia Canaquiri e Jorge Luis Castillo Hurtado (Universidad Nacional Amazónica de Madre de Díos);

06 de junho
14h: Oficinas presenciais
15h: Palestra “Restauração em mata ciliar como proposta pedagógica interdisciplinar” – Julielmo Aguiar Corrêa (Campus Xapuri – Ifac)
18h30: Palestra “ICMBio, Unidades de Convervação e a importância da atuação do biólogo na conservação da biodiversidade” – Luan Rocha (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio)

07 de junho
15h: Palestra “Produção animal sustentável, bem-estar e prevenção de maus tratos” – Herzem Ramos Carioca Junior (Campus Xapuri – Ifac)
18h30 (online): Mesa redonda “Passado, presente e futuro das reservas extrativistas amazônicas” – Ariovaldo Umbelino de Oliveira (Universidade de São Paulo – USP)

Acompanhe mais informações sobre o evento: https://www.instagram.com/p/CsUUVriur5w/

Dia Mundial do Meio Ambiente

Celebrado, anualmente, em 05 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado desde 1972, após sua instituição na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em Estocolmo (Suécia).

No Brasil, por meio do Decreto nº 86.028, desde 1981 as instituições são orientadas a promover ações, durante este período do ano, voltadas ao meio ambiente e como forma de apoiar a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do país.