Servidores do Ifac participam de capacitação sobre assédio moral e sexual

publicado: 05/05/2023 14h43, última modificação: 05/05/2023 14h44
Atividade aconteceu nos dias 03, 04 e 05 de maio, e foi realizada em parceria com a Controladoria Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO)
imagens_materias_capa - 2023-05-05T123618.628.png

Servidores do Instituto Federal do Acre (Ifac) participaram de capacitação sobre prevenção e enfrentamento ao assédio moral e sexual, durante os dias 03, 04 e 05 de maio. A atividade, que foi organizada pela Diretoria Executiva do Ifac, em parceria com a Controladoria Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO), aconteceu no auditório do campus Rio Branco e sede da Reitoria.

Conforme explica a diretora executiva do Ifac, Samille da Costa Leite, as oficinas e rodas de conversa tiveram como propósito sensibilizar os servidores que atuam nos fluxos dos processos sobre assédio no Ifac, além de gestores e responsáveis pela Política de Prevenção e Combate ao Assédio, e ainda setores que atuam com processos administrativos de denúncias. A capacitação integrou as atividades alusivas ao Dia Nacional da Ética, celebrado em 02 de maio.

WhatsApp Image 2023-05-05 at 10.03.19.jpeg

WhatsApp Image 2023-05-05 at 10.03.20.jpeg

De acordo com a programação, foram realizadas rodas de conversa com o grupo de trabalho responsável pela Política de Prevenção e Combate ao Assédio no Ifac e com os membros do Colégio de Dirigentes. Também aconteceram oficinas sobre o tratamento correcional de denúncias de assédio sexual e moral para a Comissão Permanente de Processos Disciplinares, Comissão de Ética, Ouvidoria, Auditoria e Procuradoria Federal junto ao Ifac.

Luciene Pinheiro, que é atua no campus Baixada do Sol e é integrante da Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar (CPPAD), destaca que a capacitação contou com diversos momentos de aprendizagem e reflexões sobre as temáticas envolvendo assédio moral e sexual.

“Esse tema é muito delicado no contexto dos processos administrativos disciplinares, uma vez que não é fácil comprovar essa possível irregularidade/violência por um agente público, já que na maioria das vezes só temos como prova do ato o depoimento da vítima. Durante a capacitação, foi enfatizado que o desafio da instituição não é combater o assédio, mas, principalmente, realizar ações que colaborem para a prevenção desse ato violento que faz muitas vítimas”, afirmou Luciene Pinheiro, que também reforçou a relevância das ações de conscientização e educação para a prevenção ao assédio moral e sexual.

WhatsApp Image 2023-05-05 at 10.03.30.jpeg   WhatsApp Image 2023-05-05 at 12.37.33.jpeg

No campus Rio Branco e Reitoria, as atividades foram ministradas pela diretora de Responsabilização de Entes Privados da CGE-TO, Tatiane Dias Medeiros. Durante as palestras e oficinas, a profissional falou sobre os elementos que caracterizam os assédios e as formas em que estes podem acontecer.

“Apresentamos os temas que envolvem o assédio moral e sexual por meio de exposição, debates, análise de casos práticos e compartilhamento de estratégias e boas práticas de apuração de denúncias. Dessa forma, pretendemos contribuir para o fortalecimento do papel institucional que o órgão tem para prevenir comportamentos de natureza ofensiva internamente”, explicou Tatiane Medeiros.

Para a servidora do campus Cruzeiro do Sul e integrante da CPPAD, Érika Fernandes da Costa, a capacitação trouxe a possibilidade da troca de conhecimentos entre os membros das comissões formadas por servidores dos campi do Ifac.

“A formação promovida pelo Ifac representa um diferencial ao trabalho das comissões, conferindo além de qualidade ao serviço prestado, maior celeridade e satisfazendo um dos principais pilares dos procedimentos disciplinares. Em termos práticos, a troca de experiências ocorrida durante a capacitação, incluindo o módulo de treinamento do sistema e-PAD, serve como referencial às comissões nas demandas cotidianas no contexto de cada processo”, destacou Érika Costa ao destacar a importância das formações e capacitações na instituição.

WhatsApp Image 2023-05-05 at 10.03.32.jpeg

WhatsApp Image 2023-05-05 at 11.29.51.jpeg

A ouvidora do Ifac, Cícera Daniely de Souza Lira, também integrou as atividades de capacitação. Para ela, as temáticas discutidas durante as oficinas são necessárias no âmbito da administração pública. “Estes são temas que não podem ser deixados de lado, pois muitas vezes o assédio pode passar despercebido devido à falta de informação, ou porque algumas práticas estão enraizadas em nossa sociedade, fazendo com que certos comportamentos sejam considerados normais, quando não são. Enquanto ouvidora da instituição e a partir da capacitação, ao recepcionar comunicados sobre abusos, acredito que poderei auxiliar melhor o/a denunciante, como também ajudar a identificar comportamentos abusivos”.

A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, participou da capacitação em conjunto com os membros do Colégio de Dirigentes, no dia 04 de maio. Para ela, a roda de conversa sobre prevenção e enfrentamento ao assédio moral e sexual refletem o compromisso do Ifac em atuar com responsabilidade, respeito e ética junto aos servidores e estudantes.

“As instituições públicas devem ser espaços de trabalho digno, seguro, sem violências e que entoem o respeito ao próximo. Quando temos gestores sendo capacitados para a prevenção e combate ao assédio sexual e moral, reforçamos o compromisso de buscar impedir toda e qualquer prática que possa colocar em risco o bem-estar físico, mental e social dos servidores e também dos nossos alunos. Agradeço a participação de nossos servidores durante a capacitação, a organização das atividades pela Diretoria Executiva e ainda a parceria da Controladoria Geral do Tocantins”, finalizou Rosana Cavalcante dos Santos.