PROCESSO SELETIVO 2023/2

Últimos dias de inscrição nos cursos técnicos e superiores do Ifac

publicado: 17/05/2023 19h23, última modificação: 17/05/2023 19h31
Há vagas para 13 cursos em Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Epitaciolândia; Aulas terão início do 2º semestre de 2023
1_3 - materia_processo_seletivo_2023-2_geral.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) está com vagas abertas para cursos técnicos e superiores do Processo Seletivo 2023/2. No total, estão sendo ofertadas 520 vagas para 13 cursos na capital e nos municípios de Sena Madureira, Tarauacá e Epitaciolândia. As inscrições deverão ser feitas pela internet no endereço https://www.ifac.edu.br/processos-seletivos/ , até segunda-feira, 22 de maio. Os cursos do Ifac são públicos, gratuitos e presenciais.

Graduação - Entre os cursos superiores, o Ifac tem vagas para o Bacharelado em Zootecnia e a Licenciatura em Física, ofertados no Campus Sena Madureira. O curso de Física forma profissionais para a docência e tem duração de quatro anos. As aulas ocorrem no período noturno. Já o curso de Zootecnia forma profissionais para atuarem na área de produção animal, buscando maior produtividade e rentabilidade na criação de animais e no desenvolvimento de produtos de origem animal como carne, ovos, leite e seus derivados. O curso tem duração de cinco anos e as aulas ocorrem de manhã e de tarde.

Além destes, o Campus Rio Branco está ofertando vagas nos cursos superiores de Licenciatura em Ciências Biológicas (noturno), Tecnologia em Logística (noturno) e Tecnologia em Processos Escolares (noturno).

senamadureira.jpeg baixada_transacreana.jpeg

Campus Sena Madureira e Campus Baixada do Sol, que passará a funcionar na antiga Escola da Floresta

Cursos Técnicos - Em Rio Branco, o Ifac está com inscrições abertas em três cursos técnicos subsequentes ao ensino médio no Campus Baixada do Sol: Agroecologia (matutino), Zootecnia (vespertino) e Agropecuária (vespertino). Todos os cursos têm duração de um ano e meio.

O estudante de Agroecologia aprende sobre sistemas de produção agropecuária e extrativista fundamentados em princípios agroecológicos e técnicas de sistemas orgânicos de produção, unindo a preservação e conservação de recursos naturais à sustentabilidade social e econômica. O profissional pode atuar em cooperativas e associações; empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria; propriedades rurais, ONGs e órgãos públicos.

Já o estudante do técnico em Agropecuária aprende a executar atividades da agricultura - como preparo da terra, plantio, manejo das culturas e colheita - e da pecuária - como criação, reprodução, alimentação e sanidade de ovinos, bovinos e outras espécies animais - de maneira sustentável, tecnológica, econômica e social. O profissional pode atuar em propriedades rurais, agências de defesa sanitária, indústrias de insumos agropecuários, de máquinas e implementos agrícolas, indústrias de processamento de produtos de origem animal e vegetal, cooperativas e associações rurais.

Também com vagas abertas, o curso técnico em Zootecnia forma profissionais para atuar na área de produção animal, com base nos princípios da ética, sustentabilidade econômica e ambiental e da segurança alimentar. O profissional pode trabalhar em propriedades rurais, empresas de nutrição animal, de assistência técnica, extensão e pesquisa, clínicas veterinárias e cooperativas agropecuárias.

Ainda na capital, o Campus Rio Branco, localizado no conjunto Xavier Maia, abriu vagas nos cursos técnicos em Segurança do Trabalho (matutino) e em Serviços Jurídicos (noturno).

tarauaca.jpeg

Instalações do Ifac Campus Tarauacá

No interior do estado há oportunidade de formação profissional no Campus Tarauacá que tem vagas no curso técnico subsequente em Serviços Públicos. O curso tem duração de um ano e meio e aulas no período noturno. O estudante deste curso aprende competências e habilidades voltadas para executar funções administrativas no setor público, utilizando técnicas inovadoras relacionadas à área de gestão corporativa, associando teoria e prática nos diversos tipos de organizações no setor público.

Outra oportunidade é para a comunidade residente em Epitaciolândia, onde o Ifac, por meio do Campus Xapuri, está com vagas abertas nos cursos técnicos subsequentes em Alimentos (noturno) e em Agropecuária (noturno), ambos com duração de um ano e meio. O curso técnico em Alimentos forma profissionais inovadores e empreendedores, capazes de transformar as matérias-primas de origem animal e vegetal em produtos e subprodutos industrializados, com consequente agregação de valor.

Edital dos cursos técnicos subsequentes: https://editais.ifac.edu.br/quero-estudar-no-ifac/edital/725/arquivos/

Edital de cursos superiores: https://editais.ifac.edu.br/quero-estudar-no-ifac/edital/726/arquivos/

A classificação dos candidatos aos cursos técnicos será feita pelo desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, constantes no Histórico Escolar do Ensino Médio. Essas informações devem ser fornecidas no momento que o candidato realiza sua inscrição no processo seletivo.

A classificação dos candidatos dos cursos superiores terá como base seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma das edições de 2010 a 2022. O boletim do Enem pode ser gerado através do site: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

Em caso de dúvidas, ou necessidade de esclarecimentos, os candidatos podem entrar em contato com o Ifac pelo e-mail selecao.tecnicos@ifac.edu.br (cursos técnicos) ou pelo selecao.graduacao@ifac.edu.br (cursos superiores).

registrado em: