Ifac firma parcerias com instituições de ensino do México e Peru

publicado: 30/03/2023 15h42, última modificação: 30/03/2023 16h23
As cartas de intenção foram assinadas durante o evento “Marco de Cooperação Institucional” e o lançamento do “Programa Docente Tutor”, realizados pela Universidade Amazônica de Pando
imagens_materias_capa (29).png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) firmou duas novas parcerias internacionais, com instituições de educação superior do México e Peru. As cartas de intenção foram assinadas na última terça-feira (29.03), durante o evento "Marco de Cooperação Institucional" e o lançamento do "Programa Docente Tutor", realizados pela Universidade Amazônica de Pando, em Cobija (Bolívia).

As atividades tiveram como objetivo discutir formas de cooperação entre as instituições de ensino superior da região amazônica para o desenvolvimento da educação.

Conforme explica o diretor sistêmico de Relações Internacionais, Luiz Eduardo Guedes, que representou a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, durante as atividades no país boliviano, as recentes parcerias foram firmadas com a Fundação Marcelino Muñoz (México) e a Universidade Andina do Cusco (Peru).

339013151_234523425725875_7657339231742022624_n.jpg

"Com as assinaturas, avançamos em novas oportunidades para os docentes e técnicos administrativos do Ifac. A expectativa é de que com as parcerias seja possível ampliar os processos de capacitação e formação dos servidores da nossa instituição. Além disso, por meio de ações de cooperação técnica e científica entre as instituições será possível desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão", destacou Luiz Eduardo.

Devido ao acordo firmado com a Fundação Marcelino Muñoz, o diretor sistêmico de Internacionalização explica que servidores do Ifac terão acesso ao Programa Internacional de Formação Virtual Gratuita "Docente Tutor", que compreende em um curso com mais de 170 horas de carga horária.

"A assinatura da carta de intenção com a fundação mexicana é de grande importância para a promoção da educação na região amazônica. Por ser uma instituição que oferece capacitações a distância para professores, nossos servidores terão a oportunidade de realizar o curso "Docente Tutor" e ao final receber um diploma de conclusão do programa", explicou o diretor sistêmico de Relações Internacionais.

Ciclo de Conferências sobre Educação

338160039_133957936303108_6031323936938340699_n.jpg

Além das assinaturas e formação de parcerias, o Ifac também marcou presença no Ciclo de Conferências Magistrais sobre Educação, realizado pela Universidade Amazônica de Pando. Durante o evento, o diretor sistêmico de Relações Internacionais ministrou a palestra  "Digitalidades y Enseñanza: seis elementos para la acción".

Em sua apresentação, Luiz Eduardo Guedes destacou exemplos de boas práticas no uso da tecnologia na educação e discutiu as possibilidades e limitações do uso de ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem.

O evento também contou com apresentações culturais, com destaque para o Ballet Folklórico El Siringal, que apresentou a "Dança Integral Bolívia, México, Espanha, Peru e Brasil", e o Pueblo Originario Esse-Eja, que apresentou a dança "Estera".

(Fotos: Universidade Amazônica de Pando)