Campus Rio Branco

Ifac forma técnicos em Informática para Internet, Redes de Computadores e Edificações

publicado: 16/03/2023 16h45, última modificação: 17/03/2023 16h08
As cerimônias aconteceram nos dias 14 e 15 de março, no auditória da Secretaria Estadual de Educação
Certificandos Informática.JPG

- Foto: Luciano Cezario

Nos dias 14 e 15 de março, o Instituto Federal do Acre (Ifac) realizou as cerimônias de certificação dos cursos técnicos integrados do campus Rio Branco, nas áreas de Edificações, Informativa para Internet e Redes de Computadores. Ao todo, 86 estudantes participaram do evento, que foi realizado no auditório da Secretaria Estadual de Educação, juntamente com familiares, amigos e servidores do Ifac .

Certificandos Sistemas de Rede (2).JPG

Os cursos técnicos integrados são formações destinadas às alunas e alunos que cursam o Ensino Médio no Ifac. Ao longo de três anos, além de realizar as disciplinas tradicionais, como português, matemática, história, geografia, biologia e outras, os estudantes ainda têm a oportunidade de fazer um outro curso de sua escolha. Assim, ao concluir o 3º ano, além de receberem o certificado do Ensino Médio, também saem formados em uma área técnica e prontos para o mercado de trabalho.

Sara Matos de Oliveira, concluiu o curso técnica em Informática para Internet. Representando a turma, a jovem relembrou os momentos vivenciados ao longo da pandemia pela Covid-19, que resultou na realização de aulas remotas. Ainda em seu discurso, a nova técnica destacou também o mérito de cada estudantes em concluir essa etapa acadêmica.

IMG_3383.JPG   IMG_3395.JPG

“Chegamos até esse dia, cada um com seu mérito, sua força para não desistir. Não podia estar mais orgulhosa de cada um de nós. Não poderia ter dividido meus dias, minhas dificuldades e aprendizados com pessoas melhores. Façam o caminho de vocês, conheçam novos lugares, experimentem tudo de bom e melhor que a vida tem a proporcionar. Nós somos uma linda história de superação”, destacou Sara Oliveira.

Clique aqui e acessa as fotos das cerimônias de certificação

Célio da Silva Cunha, que representou os estudantes do curso técnico em Edificações, relembrou o primeiro dia de aula em 2020, o percurso das atividades a distância e o retorno ao dia a dia presencial no campus Rio Branco. Para ele, a certificação ficou marcada como um momento de esperança.

“Saímos daqui (certificação) com esperança, que é a mãe de todo ótimo e belo futuro. Agora recebemos asas e nem o céu se tornará limite. Nos despedimos e saímos com saudade no peito, mas a felicidade de tudo o que vivemos estará conosco por toda a vida”, lembrou o novo técnico em Edificações.

Certificando Edificações.JPG IMG_3405.JPG

O diretor do campus Rio Branco, Paulo Roberto de Souza, também esteve presente no evento. Em seu discurso destacou os momentos de mudanças de plano para adaptar o dia a dia do campus ao formato remoto. “Nós evoluímos a partir do que passamos. Foi um momento de adaptação, no qual precisamos repensar tudo o que tínhamos planejado. Mas hoje é uma data especial e temos muito orgulho de todos que chegaram aqui. Vocês são mais que vencedores. Estão coroando toda a proposta do Ifac que é formar e ofertar educação de qualidade”.

A pró-reitora de Ensino, Lucilene Acácio, que representou a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, parabenizou os estudantes e destacou a importância de cada vivência dos alunos.

“A história de vocês nos cursos é a história do curso também. E a história dos cursos faz parte da história do Ifac. Vocês são quem constroem a nossa instituição. Somos aqui, nesse momento de pós-pandemia, uma geração de pessoas diferentes. A pandemia não foi só sobre estudar, foi sobre viver e aprender. Parabenizo todos pela conquista, em especial aos familiares e servidores que auxiliaram nossos estudantes nessa caminhada”, lembrou Lucilene Acácio.

certificação.JPG Mesa diretiva.JPG

Confirma abaixo os demais servidores e estudantes que integraram as cerimônias de certificação:

Leandro Coradin: diretor do Departamento de Cursos Técnicos Integrados;
José Eliziário de Moura: coordenador do curso técnicos em Edificações;
Rafael Abreu Albuquerque: juramentista da turma de Edificações;
Diego Canizio Lopes: coordenador do curso técnico em Informática para Internet;
Ana Carla Arruda Holanda: coordenadora do curso técnico em Redes de Computadores;
Vivian Queiroz de Araújo: juramentista da turma de Informática para Internet;
Abraão Bonfim Ramos de Lima: juramentista da turma de Redes de Computadores;
Thainá Araújo Barros: oradora da turma de Redes de Computadores;
Kaio Patrício, Márcia José e Regiane Freire: Tradutores e Intérpretes de Libras.

Fotos: Luciano Cezário - Dscom/Ifac