Campus Rio Branco

II SinmaEPT segue até 25 de março com atividades presenciais e online

publicado: 22/03/2023 15h53, última modificação: 22/03/2023 15h53
Evento já soma mais de 10 mil inscritos e receberá palestrantes nacionais; todas as atividades estão sendo transmitidas pelo YouTube
imagens_materias_capa (24).png

O II Simpósio Nacional de Metodologias Ativas na Educação Profissional e Tecnológica teve início na manhã desta quarta-feira (22.03), no auditório do Instituto Federal do Acre/Campus Rio Branco, sendo também transmitido ao vivo pelo YouTube.

O evento, que já soma mais de 10 mil inscritos nacionais e internacionais, tem como foco ampliar as discussões sobre a implementação de metodologias ativas nos diversos níveis educacionais. O II SinmaEPT é organizado por docentes do Ifac, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifac).

As inscrições para o Simpósio Nacional continuam abertas e todos os participantes receberão certificado. Para se inscrever, basta acessar o site: https://www.even3.com.br/iisinmaept/.

20230322_090630.jpg

Na manhã desta quarta-feira, estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais da educação participaram da cerimônia de abertura, que contou com a presença dos coordenadores gerais do II SinmaEPT, professores Cleilton Sampaio de Freitas e José Júlio César do Nascimento Araújo, e do coordenador geral do ProfEPT, Luís Pedro de Melo Plese.

Também participaram da atividade, o diretor geral do campus Rio Branco, Paulo Roberto de Souza, e o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proinp), Jefferson Viana Alves Diniz, que representou a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos.

Para José Julio César, as discussões e pesquisas sobre metodologias ativas podem pautar caminhos diversos, como também reforçar os pilares para a educação, reforçando-a como direito a todas as crianças, jovens e adultos. “Esse é um espaço para discussão, no qual focamos nas possibilidades de aplicação das metodologias ativas, para que estas sejam percebidas nas diversas modalidades de ensino”.

20230322_084219.jpg

Ainda de acordo com o docente, as submissões de trabalhos acadêmicos para apresentação ao longo do evento refletem a importância da pesquisa sobre as práticas metodológicas envolvendo a educação básica, em cursos técnicos, superiores e de pós-graduação.

De acordo com Cleilton Sampaio, as inscrições para o Simpósio Nacional também reforçam o quanto a sociedade tem se dedicado a discutir as diversas temáticas envolvendo a educação. “Trabalhamos ao longo de um ano para chegarmos até esse dia. Somos gratos a todos que nos ajudaram a construir esse evento, assim como a todos que se inscreveram nas atividades e submeteram trabalhos acadêmicos. As atividades propostas têm como foco central expandir as discussões e ampliar conhecimentos sobre metodologias ativas na educação profissional e tecnológica”.

20230322_083525.jpg

Ao longo da manhã, o II SinmaEPT também contou com apresentações culturais dos servidores Cecília Ugalde e Darueck Campos, e a palestra “O que se considerar para utilizar as metodologias ativas no ensino básico, técnico e tecnológico”, ministrada pelo docente Cleilton Sampaio.

Programação

As atividades do II SinmaEPT seguem até o dia 25 de março (sábado), sendo realizadas sempre no horário de Brasília. Todo o evento está sendo transmitido ao vivo, pelo canal Simpósio Nacional de Metodologias Ativas na EPT, disponível no YouTube.

Na tarde desta quarta-feira (22.03) acontece a mesa redonda “A aprendizagem baseada em problemas e estudos de caso”, ministrada pelo docente do Ifac, Luis Antonio Pinho, a professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Ana Sara Castaman, e a docente da Universidade de São Paulo (USP), Salete Linhares Queiroz.

Na sequência, serão apresentados trabalhos acadêmicos envolvendo a temática “Produtos Educacionais com Metodologias Ativas”.

Para saber mais informações sobre as palestras, mesas redondas e oficinas que serão apresentadas nos dias 23, 24 e 25 de março, acesse o site oficial do II SinmaEPT:  https://www.even3.com.br/iisinmaept/