REITORIA

Reitora do Ifac é homenageada com a Comenda Cruz do Mérito da Amazônia

publicado: 11/03/2023 13h58, última modificação: 11/03/2023 14h49
Honraria é concedida pela Câmara Brasileira de Cultura e pela Academia de Ciências e Artes em reconhecimento à sua atuação no desenvolvimento acadêmico da Região Amazônica
Comenda Mérito da Amazônia (1).JPG

Em evento realizado na noite desta sexta-feira (10/03), a reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, recebeu do presidente dos Conselhos da Câmara Brasileira de Cultura e da Academia de Ciências e Artes, jornalista Gualter Carrara Júnior, a Comenda da Cruz do Mérito da Amazônia durante a solenidade realizada no Afa Jardim Buffet.

A reitora foi agraciada com a Comenda por sua relevante contribuição para o fortalecimento e a consolidação da Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Estado, à frente do Instituto Federal do Acre, tornando-o uma referência na Amazônia, no Norte do país e na Rede Federal de Educação.

A solenidade ocorreu durante o III Encontro de Notáveis da Amazônia e foi conduzida pelo conselheiro institucional José Baptista Santos. O encontro tem como objetivo promover o reconhecimento social e de cidadania a 34 personalidades e instituições com expressiva atuação para o desenvolvimento acadêmico, social e cultural da Região Amazônica.

Comenda Mérito da Amazônia (6).JPG Comenda Mérito da Amazônia (4).JPG

Rosana Cavalcante disse que ficou muito feliz com a homenagem, porque é o reconhecimento do trabalho voltado para a Educação. “Além do reconhecimento da minha trajetória de vida profissional, hoje como reitora do Instituto Federal do Acre, é com muita honra que recebo este título e agradeço ao confrade da Academia Acreana de Letras, Renã Pontes, por ter indicado meu nome para receber esta honraria”.

Indicação valoriza trajetória profissional - Ao indicar o nome de Rosana Cavalcante, Renã Pontes disse que a Câmara Brasileira de Cultura e da Academia de Ciências e Artes reúnem personalidades que têm a capacidade de realização, e a indicação da reitora valoriza o trabalho das duas instituições. “Rosana Cavalcante como reitora do Ifac e membro da Academia Acreana de Letras, é uma pessoa realizadora e comprometida com o que faz. Ela está sempre um passo além e podemos comprovar pelas obras produzidas, os trabalhos e as pesquisas importantíssimas na sua área de atuação. Por esses motivos que eu a indiquei, com muita honra”.

O presidente da Câmara Brasileira de Cultura e pela Academia de Ciências e Artes, Gualter Carrara Júnior, destacou a importância das homenagens, enfatizando que estes eventos, realizados na Região Norte, fortalecem o trabalho desenvolvido nas diversas áreas do conhecimento. “Para nós esses eventos são importantes porque reúnem pessoas notáveis em suas carreiras profissionais e empresas que se destacam em suas áreas de atuação”.

Comenda Mérito da Amazônia (3).JPG Comenda Mérito da Amazônia (2).JPG

Gualter Carrara Júnior disse, ainda, que a entrega das honrarias e certificações de Títulos de Damas e Comendadores, às personalidades de grande expressividade acadêmica e profissional, é o reconhecimento das duas instituições nas mais diversas áreas do conhecimento, de grande relevância para o desenvolvimento do Brasil, especialmente na Amazônia. “Este evento é importante pois reconhecemos as pessoas cada vez mais notáveis em cada segmento. É um ato que aprimora nossos objetivos enquanto entidade, porque cumprimos academicamente e apoiamos o papel das universidades, levantando questionamentos”.

Papel social - Responsável pela organização do evento, o comendador José Baptista Santos, disse que todos os homenageados foram indicados e que um dos objetivos é promover o intercâmbio cultural para o desenvolvimento de ações conjuntas, visando fomentar o desenvolvimento da Região em todos os campos. “Com a entrega das comendas, reconhecemos essas personalidades que vêm desempenhando esse papel social muito importante. Assim, conseguimos articular essas mentes, que eu chamo de mentes brilhantes, em torno de um projeto maior que é fomentar a Educação e o Desenvolvimento Econômico, não só no Acre, mas em toda a Região Amazônica”.

Comenda Mérito da Amazônia (7).JPG Comenda Mérito da Amazônia (5).JPG