REITORIA

Reitores têm audiência com parlamentares em ato em defesa dos Institutos Federais

publicado: 20/03/2023 19h17, última modificação: 20/03/2023 19h20
A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, foi representado pelo Pró-reitor de Extensão Fábio Storch de Oliveira
Frente _parlamentar.jpeg

Os dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica cumpriram uma série de agendas no Congresso Nacional, em Brasília, na quarta-feira (15/03). A mobilização teve como objetivo dialogar com os deputados e senadores para a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Institutos Federais (IFs), além da busca de apoio na tramitação e aprovação de cinco propostas legislativas para além das questões de recuperação e ampliação do orçamento das instituições.

O Pró-reitor de Extensão do Instituto Federal do Acre (Ifac), Fábio Storch de Oliveira, representou a reitora Rosana Cavalcante dos Santos, que esteve realizando agendas no campus Cruzeiro do Sul, na semana passada. Fábio Storch acompanhou as agendas e visitou os parlamentares acreanos, com o apoio da vice-coordenadora do bancada acreana no Congresso Nacional, deputada federal Socorro Neri. “Todos os deputados federais que visitamos colocaram-se a favor da criação da Frente Parlamentar, inclusive assinando o documento. Estivemos nos gabinetes dos deputados federais Zezinho Barbary, Ulisses Rocha e Roberto Duarte”.

Fabio_frente parlamentar (8).jpeg Fabio_frente parlamentar (7).jpeg

Fabio_frente parlamentar (5).jpeg Fabio_frente parlamentar (10).jpeg

A proposta que recria a Frente Parlamentar é fruto da articulação política entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o deputado Reginaldo Lopes (PG/MG), que foi o presidente do grupo na última legislatura. A convite do parlamentar, os dirigentes da Rede Federal, representantes de movimentos estudantis e outros 25 deputados se uniram para uma audiência com o objetivo de sensibilizar o parlamento em prol de pautas e demandas importantes para a consolidação da Rede Federal e da valorização dos estudantes e servidores.

Durante a reunião, a presidente do Conif, Leopoldina Veras, destacou o protagonismo das instituições em levar educação pública, gratuita e de qualidade para todas as regiões do país, sobretudo para as regiões mais interioranas. “A Rede Federal dá certo. Nós geramos empregos, renda, inovações tecnológicas e desenvolvimento social nas regiões onde existem campi. Por isso, precisamos de apoio do parlamento para consolidar as instituições e valorizar nossos servidores e estudantes”, destacou.

Fabio_frente parlamentar (11).jpeg Fabio_frente parlamentar (13).jpeg

Corroborando com a fala da presidente do Conif, o deputado Reginaldo Lopes ressaltou que o modelo de verticalização da Rede Federal é um dos melhores modelos de ensino do mundo e precisa ser valorizado. “Os Institutos Federais dão resultados comprovados. A verticalização proporciona que uma pessoa entre sem escolaridade e tenha a possibilidade de sair doutor. Isso tudo numa mesma instituição. É uma revolução e precisamos avançar com esse modelo”.

Aos dirigentes da Rede Federal, os parlamentares ainda firmaram compromissos para trabalhar em prol da recomposição do orçamento, ampliação da assistência estudantil e a valorização das dos docentes e técnicos administrativos em educação.