Notícias

Campus Baixada do Sol

Campus Baixada do Sol realiza seminário sobre inclusão na Educação Profissional

publicado: 08/11/2023 18h55, última modificação: 08/11/2023 18h55
Objetivo do evento foi conscientizar e sensibilizar os profissionais de educação acerca da importância do acolhimento e respeito para as pessoas com deficiência
seminario inclusao na ep cbs (1).JPG

O Ifac Campus Baixada do Sol realizou, no dia 25 de outubro, o Seminário Inclusão na Educação Profissional: possibilidades e desafios. O objetivo do evento foi conscientizar e sensibilizar os profissionais de educação da unidade acerca da importância do acolhimento e respeito para as pessoas com deficiência. O seminário foi organizado pelo Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne/CBS) e teve a participação de 27 pessoas entre técnicos administrativos, docentes e convidados.

Na programação do seminário, o público pôde assistir a palestra com o tema do evento “Inclusão na Educação Profissional: possibilidades e Desafios” ministrado pela coordenadora do Napne do Ifac Campus Rio Branco, Kátia Moreira. 

Além da palestra foram realizadas duas oficinas: “Elaboração de material didáticos - metodologias de ensino para pessoas com deficiência visual” ministrada pela professora da Ufac, Salete Maria Chalub Bandeira e a oficina “Educação dos Surdos na atualidade, o que mudou?” ministrada pela professora do Ifac, Jucelma Mourão de Souza.

“Este evento foi mais do que uma reunião acadêmica; foi um espaço dedicado à reflexão, aprendizado e construção de um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo. A inclusão na educação profissional é um tema crucial em nossa sociedade diversificada e em constante evolução. Ao promover eventos como este, o Campus Rio Branco Baixada do Sol não apenas reconhece a importância de garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário à educação, mas também destaca os desafios que precisamos superar para alcançar esse objetivo”, destacou o diretor de Ensino do Campus Baixada do Sol, Matsunaga Paulo de Oliveira Sekiguchi.

                                     

Professora Jucelma Mourão ministrou uma oficina / Palestrante Katia Moreira falou sobre inclusão

Ainda segundo o gestor do Ifac, “Estas atividades não apenas educam, mas também inspiram os presentes a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades educacionais. Além disso, eventos como este desempenham um papel fundamental na sensibilização e na promoção da aceitação. Eles criam espaços seguros para o diálogo, onde as preocupações podem ser expressas e onde a empatia e o entendimento podem florescer.”

O coordenador do Napne/CBS, Carpergiani Maia Costa, explica que o seminário era uma ação previstas no PDI para o ano passado, mas que não ocorreu porque “estávamos iniciando a caminhada com a criação do Napne/CBS. Mas, este ano, com a formação da equipe foi possível realizarmos o evento, e assim caminharmos na direção de uma educação mais inclusiva na Instituição. Com a realização do seminário acreditamos que os servidores do Campus Baixada do Sol compreenderam a importância de conscientização e sensibilização da comunidade acadêmica no engajamento em defesa da inclusão na educação.”

Professora da Ufac, Salete Chalub ministrou uma oficina

De acordo com o professor Carpergiani, o campus terá pelo menos dois eventos sobre inclusão na educação no calendário letivo de 2024. O primeiro deve ocorrer no mês de abril e o segundo em setembro, com ações previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Com informações e fotos do Campus Baixada do Sol

registrado em: