VIII Conc&t

publicado: 24/11/2023 18h57, última modificação: 24/11/2023 19h16
Premiação nova (1).jpeg

- Foto: Adma Costa/Ifac

A oitava edição do Congresso de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Acre (Conc&t 2023) chegou ao fim! A cerimônia de encerramento foi realizada na noite desta quinta-feira, 23, em clima de festa e com o reconhecimento dos trabalhos destaque. Após três edições realizadas de forma remota, pela internet, neste ano o congresso voltou ao formato presencial, sendo sediado pelo Campus Rio Branco. Segundo a organização, foram mais de 1200 inscrições no evento, além de centenas de visitantes que foram prestigiar os trabalhos e apresentações.

A cerimônia de encerramento contou com a presença dos congressistas de todos os seis campi do Ifac e pesquisadores externos, além da comunidade.

Premiação nova (2).jpeg

- Foto: Adma Costa/Ifac

No palco, a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, os pró-reitores Carmen Paola Alvarez (Ensino), Fábio Storch (Extensão) e Jefferson Diniz (Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação), os diretores gerais Paulo Roberto de Souza (Rio Branco), Bráulio Gonçalves (Cruzeiro do Sul), Dione Salla (Sena Madureira), Denis Tomio (Tarauacá), Joel Bezerra (Xapuri) e Mário Jorge Fadell (Baixada do Sol) parabenizaram os participantes do congresso e elogiaram a organização.

“Esse Conc&t estava engasgado na garganta porque teve a pandemia e tivemos que realizar o congresso no formato virtual. Então agora, com o retorno do evento presencial, é o momento em que estamos com muita vontade de se encontrar e temos muitas coisas para mostrar. Os alunos, servidores, os campi, a comunidade teve interesse de vir ao nosso congresso e isso pra gente é um grande sucesso”, avaliou a reitora do Ifac.

Premiação_Conc&T (9).jpeg

O pró-reitor Fabio Storch destacou as ações de extensão no evento e parabenizou a todos os envolvidos: “Este é um momento de muita alegria. Tivemos um público de mais de mil pessoas visitando os espaços de extensão, mais de 300 extensionistas engajados em todos os nossos espaços e mais de 30 apresentações no palco cultural. Parabéns a todos”.

Premiação_Conc&T (8).jpeg

Para a pró-reitora Paola Alvarez, o congresso do Ifac foi um momento de trocas e partilha de conhecimento. “Tivemos a participação de todos os campi, mostra de trabalhos científicos, palestras, oficinas, isso tudo integrando a comunidade acreana. Tudo isso estruturado nos pilares que orientam a nossa educação profissional: trabalho, ciência, cultura, tecnologia. Isso é a formação humana, a formação integral. Isso é a inteligência coletiva, que foi o tema do nosso evento. Então, o saldo é extremamente positivo, diversos trabalhos apresentados, integração, partilha de conhecimento. É a ciência se popularizando no Acre”, declarou a gestora da Proen.

Premiação_Conc&T (7).jpeg

“O VIII Conc&t foi a realização de um sonho, passamos três anos no formato virtual, sendo dois anos devido à pandemia e, em 2022, devido ao contingenciamento de recursos públicos. Agora sim, estamos tendo a verdadeira interação entre o ensino, pesquisa e a extensão, o networking, nossos seis campi se fazem presentes com os trabalhos que foram apresentados através de banners, de amostras e apresentações orais”, comentou o pró-reitor Jefferson Diniz. Ao todo, foram aceitos 266 trabalhos nas diversas modalidades do congresso.

Premiação_Conc&T (5).jpeg

Diretor geral do Campus Rio Branco, que sediou o congresso, Paulo Roberto de Souza comemorou o retorno do evento em formato presencial. “É o primeiro Conc&t presencial desde a pandemia. Então, o balanço que faço do evento é totalmente positivo. É maravilhoso poder estar recebendo todo o público aqui para discutir sobre ciência, tecnologia educação. Os diretores gerais estão muito contentes de trazer os alunos para este evento. Os alunos do Campus Rio Branco participaram ativamente, muitos foram voluntários na organização. Tem muito aluno aqui que nunca tinha visto um Conc&t porque já faziam três anos que não era presencial.”

Premiação_Conc&T (4).jpeg Premiação_Conc&T (11).jpeg

Premiação_Conc&T (1).jpeg Premiação_Conc&T (2).jpeg

Após o pronunciamento dos gestores, foram anunciados os trabalhos destaque em cada modalidade. Os autores com trabalhos mais bem avaliados ganharam troféus e medalhas.

Acesse as fotos dos três dias do VIII Conc&t no link abaixo:

fotos.jpg

Fotos: Manassés Carvalho/Ifac